Reconhecimento foi conferido pelo Programa Nacional de Controle da Qualidade (PNCQ) em função do desempenho comprovado pelo laboratório desde 2019
O Laboratório de Análises Clínicas e Anatomia Patológica do Hospital Universitário da Univasf (HU-Univasf/Ebserh) teve a excelência dos seus processos reconhecida pelo terceiro ano consecutivo através do Programa Nacional de Controle da Qualidade (PNCQ). Com o resultado, a unidade foi certificada na categoria bronze pelo desempenho em ensaio de proficiência validado pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas.
Em 2021, o laboratório alcançou a notável marca de 94,13% de aderência aos parâmetros estabelecidos pelo PNCQ. O resultado é maior que em 2020 (90,34%) e em 2019 (89,52%), evidenciando a evolução qualitativa dos processos laboratoriais hospitalares. A certificação garante a confiabilidade das análises clínicas, que, por sua vez, fortalece a prestação do cuidado aos pacientes internados, ao conferir maior assertividade às condutas terapêuticas.
“O controle externo do desempenho laboratorial nos permite aprimorar ainda mais os nossos fluxos, com foco na excelência das análises e entregas. Em comparação com o controle interno, encontramos mais segurança em adequar os parâmetros utilizados nos exames, promovendo um serviço de qualidade na região”, ressalta Cristina Lumi Fukagawa, chefe da Unidade de Análises Clínicas e Anatomia Patológica do HU-Univasf.
Realizado mensalmente, o controle externo é feito através de amostras enviadas pelo PNCQ e, após o recebimento e execução de análises, o laboratório retorna os resultados para identificação dos índices de acerto. Apenas no ano anterior, a unidade chegou a realizar 232.165 exames laboratoriais.
Sobre a Rede Ebserh
O HU-Univasf faz parte da Rede Ebserh/MEC desde janeiro de 2014. Estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Vinculadas a universidades federais, essas unidades hospitalares possuem características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.
(Foto: Divulgação)