Laboratório do HU-Univasf recebe certificação de excelência pelo quinto ano consecutivo

0

A Unidade de Análises Clínicas e Anatomia Patológica (UACAP) do Hospital Universitário da Univasf (HU-Univasf), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebeu, pela quinta vez consecutiva, certificado de excelência emitido pelo Programa Nacional de Controle da Qualidade (PNCQ), da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC), referente ao ano de 2023.

O hospital realiza uma média de três mil exames por mês, contribuindo para a excelência dos atendimentos oferecidos. A segurança dos resultados é essencial para o suporte adequado durante os tratamentos de saúde. Nesse ano, o resultado do hospital alcançou uma média anual de 92% de conformidade, permitindo conquistar uma performance de excelência.

A chefe da Unidade de Análises Clínicas e Anatomia Patológica do HU-Univasf, Ádria Clésia dos Santos Lopes, explicou que essas avaliações são feitas em duas etapas: a de análise de amostras biológicas enviadas pelo Programa e a etapa em que respondem ao questionário sobre a educação continuada dos profissionais analistas.

“Submissões a ensaios de proficiência nos permitem comparar nosso desempenho analítico nas condições técnicas, metodológicas e de capacitação profissional com o desempenho dos demais laboratórios de todo o país e do exterior, que contratam esse mesmo serviço. Significa que, mensalmente, temos a oportunidade de nos certificar da qualidade dos exames laboratoriais ofertados aos usuários do SUS atendidos no HU-Univasf”, enfatizou Ádria.

Sobre a Ebserh

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) faz parte da Rede Ebserh desde janeiro de 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Fonte: Ascom HU