Desde o início da pandemia da Covid-19, o Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE) já processou 202.175 exames de RT-PCR, considerado padrão ouro para detecção do novo coronavírus por identificar a infecção na sua fase aguda, quando há maior risco de transmissão. Para alcançar esse quantitativo, o Governo de Pernambuco realizou diversos investimentos na unidade, como melhorias na estrutura física, modernização do parque tecnológico e ampliação dos recursos humanos. Essas ações tiveram reflexo na ampliação do público prioritário para testagem, que, hoje, é ofertada para todos os casos com sintomas sugestivos para o novo coronavírus, independentemente de quadros leves ou graves, além dos contatos de pessoas confirmadas para a doença.
No Estado, incluindo as redes pública e privada, já foram feitos 366.562 testes de RT-PCR, colocando Pernambuco na quinta colocação do país entre os que mais fizeram esse tipo de exame, de acordo com Plataforma Integrada de Vigilância em Saúde (Ivis), do Ministério da Saúde. Do total de exames, 84 mil foram processados na rede privada e os outros mais de 282 mil no Lacen e nos laboratórios parceiros da rede pública estadual. Ou seja, 77% de toda a produção foi oriunda dos investimentos do Sistema Único de Saúde (SUS). Quando analisados apenas os números do Lacen, vê-se que o laboratório público processou 55% de todos os testes de biologia molecular feitos em Pernambuco.
ACESSO – Com a ampliação da capacidade de análise dos testes, e consequentemente a aumento do público prioritário, o Governo de Pernambuco também vem investindo em centros de testagem para dar acesso aos pernambucanos aos exames de RT-PCR, além dos testes rápidos, complementando os serviços ofertados pelas secretarias municipais. No momento, há 5 centros de testagem sob gestão estadual, sendo que dois (Geraldão e Centro de Convenções) funcionam no sistema de drive-thru, além de atenderem pedestres, com atendimento por demanda espontânea de domingo a domingo; um por demanda espontânea (Ceasa) de segunda a sexta; um com marcação prévia (Cefospe); e um voltado para os profissionais de Educação e seus contatos, também com agendamento. Os dois últimos agendam pelo Atende em Casa, ferramenta desenvolvida em parceria do Estado com a Prefeitura do Recife. Os centros buscam atender as mais diversas demandas e são voltados para as pessoas com sintomatologia gripal e para os contatos de casos confirmados, independente de estarem com sintomas ou não. Juntos, os cinco equipamentos já realizaram 90 mil exames até o dia 23/11, sendo 43 mil de RT-PCR.
MARCAÇÃO ON-LINE – Lembrando, ainda, que a população pode agendar a testagem nos serviços municipais pelo Atende em Casa (app para android ou pelo www.atendeemcasa.pe.gov.br), tendo a comodidade de fazer o teste com dia, hora e local agendados. Atualmente, 146 municípios pernambucanos (lista no https://bit.ly/304QoKK) aderiram à marcação pela ferramenta, disponibilizada às cidades pela SES-PE. O Atende também referência para dois centros estaduais: o Cefospe e a sede da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE), para os profissionais da área. Importante frisar, ainda, que o público pode checar diretamente com as secretarias municipais das cidades que não aderiram à tecnologia como fazer o exame. (Gov-pe)