Lançamento da pré-candidatura de Joseph Bandeira em Juazeiro nesta sexta-feira (12) é marcada por recado ao PT

0

O lançamento da pré-candidatura de Joseph Bandeira (PSB) a prefeito de Juazeiro, na noite desta sexta-feira (12), demonstrou a força da base do governador Jerônimo Rodrigues em torno de uma candidatura única no município e deixou o petista Isaac Carvalho ainda mais isolado. 

Como era de se esperar, Isaac Carvalho não compareceu ao evento, assim como fez no lançamento das pré-candidaturas de outros opositores, os deputados estaduais Zó (PCdoB), Roberto Carlos (PV) e Andrei da Caixa (MDB). Em compensação, o evento de Bandeira contou com a presença de lideranças como a presidente estadual do PSB, deputada federal Lídice da Mata; da deputada estadual socialista Fabíola Mansur, do presidente municipal do PT, Podemos, PCdoB, PV e, ainda, da secretária-geral da Rede Sustentabilidade.

Informações chegadas ao Bahia Notícias, com exclusividade, apontam que o clima do evento, no auditório do Grande Hotel de Juazeiro, é de que Isaac Carvalho está inelegível, embora nem ele, nem o PT, que insiste em sua pré-candidatura, admitam publicamente. Carvalho foi condenado por improbidade administrativa, ato ilegal cometido por agente público, por irregularidades na sua gestão enquanto prefeito do município.  

Na avaliação de um interlocutor, também ficou explícito que o candidato único da base será escolhido a partir de uma decisão coletiva e, hoje, “Joseph Bandeira é o único que reúne as condições de vencer as eleições de outubro”. Ele é ex-deputado federal e também já foi prefeito da quinta maior cidade do Estado. 

Segundo contou a fonte, Lídice da Mata afirmou que “quando a gente quer o apoio de todos e não se predispõe a apoiar ninguém, isso não tem a mínima chance de dar certo”, num recado claro ao PT. Em áudio recebido pela reportagem, Lídice elogia o petista Isaac Carvalho ao dizer que ele “tem uma perspectiva de votos interessante”. No entanto, ela pondera que neste momento o objetivo do grupo é apostar em uma candidatura que se qualifique na condição de unir. “Não que Isaac não possa unir, mas nós não podemos decidir a nossa candidatura apenas olhando pesquisa de opinião. Se fosse assim, Jerônimo não era governador da Bahia, Rui Costa não era governador da Bahia”. 

O deputado Roberto Carlos, que já cobrou publicamente o apoio de Jerônimo Rodrigues, também fez um discurso em defesa de Joseph Bandeira. Ele disse que “se Joseph for o escolhido, estarei de corpo e alma na eleição e na campanha para voltar aos momentos bons onde o povo de Juazeiro sentia que tinha um prefeito, porque tinha um prefeito que atendia a população até duas horas da manhã”. 

O mesmo gesto foi repetido pelo comunista Zó, ao afirmar que o nome de Joseph Bandeira reagrupa o time do PCdoB com o do PSB, com o objetivo de “tirar Juazeiro da situação que está”. 

(Foto: ASCOM/ Divulgação)