Legado de visão: Osvaldo Coelho é homenageado como patrono da irrigação no semiárido durante congresso em Petrolina

0

Petrolina se tornou, desde ontem (01), o grande palco do XXXIII Congresso Brasileiro de Irrigação e Drenagem (CONIRD) e da II Conferência sobre Ecofisiologia e Estresse de Plantas (CEEPVASF), eventos que atraem a atenção de especialistas e pesquisadores do Brasil inteiro. Organizados pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), em parceria com a Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem (ABID), Univasf, Embrapa e outras importantes instituições, esses encontros seguem até sexta-feira (04), oferecendo uma programação robusta focada nos avanços tecnológicos e nos desafios ambientais da agricultura irrigada.

Entre os destaques, estão palestras, mesas-redondas, exposições de trabalhos científicos, minicursos e visitas técnicas, com especial atenção às culturas chave da região, como uva, manga e melão. Além de discutir a interação entre plantas e ambiente, o evento aborda o manejo nutricional diante das mudanças climáticas e as inovações sustentáveis para irrigação, posicionando Petrolina como um polo de conhecimento no setor.

Durante a cerimônia de abertura, foram prestadas homenagens a duas personalidades ligadas aos temas debatidos no evento. Na categoria “Ecofisiologistas de Plantas”, o professor doutor João Domingos Rodrigues foi o homenageado. Já na categoria “Patrono da Irrigação e Drenagem no Semiárido Brasileiro”, o deputado federal Osvaldo Coelho, representado por sua filha, Ana Amélia Coelho Lemos, recebeu a honraria.

Ana Amélia com o sobrinho, Arthur e a irmã Ana Maria.

Ana Amélia destacou a importância de seu pai para o desenvolvimento da irrigação no Vale do São Francisco. Ela emocionou-se ao lembrar o legado de Osvaldo Coelho, que sempre acreditou na educação e na irrigação como pilares para o progresso econômico e social da região. “Sem educação, nós não teríamos chegado a esse momento de irrigação plena, de sucesso, de êxito e de pujança econômica para todas as classes sociais”, afirmou Ana Amélia.

Luiz Campestre, um dos organizadores do evento, também ressaltou a contribuição de Osvaldo Coelho para a transformação do Vale do São Francisco em um dos maiores polos de agricultura irrigada do país. Ele enfatizou que o deputado foi “um dos culpados por essa transformação, que impacta gerações e transforma vidas através da agricultura irrigada”.

O secretário executivo do agronegócio do Ceará, Silvio Carlos Ribeiro Vieira Lima, também participou da abertura e destacou a importância da irrigação para o desenvolvimento econômico regional. Ele mencionou experiências internacionais, como a irrigação no Vale Imperial, na Califórnia, e comparou essa visão ao legado de Osvaldo Coelho, que trouxe o desenvolvimento para o semiárido através da água do São Francisco.

Esses eventos reforçam o papel de Petrolina como um dos principais centros de inovação e desenvolvimento da agricultura irrigada no Brasil.