Considerada o termômetro antes do Natal, o Dia das Crianças, que será celebrado na próxima terça-feira (12) tem expectativas positivas para as vendas deste ano. É o que aponta um levantamento realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Petrolina. A pesquisa realizada com associados à entidade apresentou uma expectativa de crescimento médio nas vendas de 10%. A maioria dos empresários entrevistados acredita que as vendas deste ano serão melhores por conta do avanço da vacinação contra a Covid-19.
“Temos observado que o comércio físico segue dando sinais de recuperação, com crescimento das vendas em todos os setores, sendo possível notar o otimismo do consumidor à medida que avança a vacinação e o varejo tradicional volta com suas atividades normais. Portanto, é imprescindível continuar com as medidas de segurança, como distanciamento social, aferição de temperatura, uso de máscara e álcool gel”, alerta o presidente da CDL Manoel Vilmar.
Espera-se que durante esses dias que antecede a data o movimento nas lojas do centro deve aumentar significativamente. Além de brinquedos, os setores de roupas e calçados são os mais procurados pelos clientes para presentear os filhos.
De acordo com o proprietário de uma loja de brinquedos, calçados e confecções, Roberto Fonseca, o aumento no fluxo de pessoas nas ruas já pode ser observado. “Estamos confiantes e esperamos um aumento médio nas vendas de no mínimo 20%. Para isso, investimos em decoração, diversificação de produtos, além de muitas ofertas direcionadas para crianças”, destaca.
Pesquisa
Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e SPC Brasil apontou que 72% dos brasileiros devem ir às compras no Dia das Crianças, movimentando a economia em aproximadamente R$10,93 bilhões. Esta pesquisa reforça uma tendência de recuperação gradual no varejo. A expectativa de gasto do consumidor é cautelosa, estima-se que o valor médio para os presentes seja de R$ 200. De acordo com o levantamento, entre os entrevistados que vão comprar presentes, mais de um terço (36%) pretende gastar o mesmo valor que no ano passado e 31% têm a intenção de gastar menos. Já 23% pretendem gastar mais do que no Dia das Crianças de 2020. Bonecas/bonecos (41%), roupas e /ou calçados (35%), jogos de tabuleiro/educativos (32%) e avião/carrinho de brinquedo (20%) serão os presentes mais procurados.