Líder da Oposição e presidente da Câmara comentam proposta de doação de salários dos vereadores de Petrolina

0
(foto: Arquivo Nossa Voz)

O vereador de Petrolina, Paulo Valgueiro rebateu o colega da Câmara, Ronaldo Silva, que disse hoje (25) no Nossa Voz que a suspensão dos contratos de locação de veículos e cota de combustíveis de cada parlamentar não seria viável. Segundo Valgueiro, a economia mensal de cerca de R$100 mil seria possível porque como foi decretado situação de calamidade e os contratos podem sim ser suspensos e o valor repassado ao município para combater o Covid-19.

Valgueiro destacou que a bancada de Oposição vai devolver os veículos que não estão sendo utilizados. “Colocamos a proposta e vamos devolver os nossos veículos hoje”, garantiu.

O líder da Oposição ainda destacou que a bancada está aberta ao diálogo. “A bancada da Oposição está aberta, pronta pra discutir toda e qualquer medida que possa colaborar de forma efetiva nesse momento com o executivo em relação à buscar soluções para pandemia. (…) Eu acho que esse momento em que a gente precisa estar pronto pra colocar o braço na seringa, pra fazer o nosso sacrifício”, declarou Valgueiro.

Sobre a proposta de doação de salário, Paulo Valgueiro ponderou que cada vereador tem um realidade financeira diferente. “A gente tem que discutir. Eu teria como sobreviver porque eu não tenho só a atividade de vereador. (…) Mas eu sei que tem colegas na Câmara que não tem nenhuma outra atividade. Vive exclusivamente da renda de vereador. Então é uma discussão que tem que ser feita com zelo e, principalmente, com responsabilidade pra que a gente não venha a ser apenas oba, oba”, ponderou o oposicionista.

Valgueiro ainda destacou que esse “é um momento de união, de colaboração. E não um momento de joguinho, de atitudes irresponsáveis”.

E a presidência?

Em seguida, o presidente da Casa Plínio Amorim, Osório Siqueira entrou com contato com a produção do Nossa Voz. Ele disse que esse não é o momento de confronto entre as bancadas.

Osório ainda explicou que a doação de salário de cada parlamentar não seria de R$15 mil, já que dentro desse valor incidem encargos e também alguns vereadores possuem empréstimos que comprometem parte do vencimento.

O presidente da Casa ainda disse que o vereador que quiser devolver o veículo, basta informar na Câmara e destacou que está em contato com o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho e nesta quinta-feira (26) será anunciada uma medida em nome de todos os parlamentares.