Destacando avanços alcançados nas gestões do PSB, desde Miguel Arraes, passando por Eduardo Campos e chegando aos dias atuais com Paulo Câmara, o deputado estadual e pré-candidato a deputado federal, Lucas Ramos (PSB), exaltou as ações do governo de Pernambuco nas áreas socioeconômicas de Petrolina, inclusive na universalização dos abastecimento de água da região. As declarações foram feitas no discurso dele durante o ato político de Danilo Cabral, realizado na noite de ontem (16) no Centro Cultural Dom Bosco.
Antes, fez questão de alfinetar o ex-prefeito da cidade e pré-candidato a governador Miguel Coelho. Ao citar que o Núcleo 11 do Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho é único a receber água tratada nas torneiras, Ramos afirmou que isso “faz inveja a muitos dos Núcleos de moradores do Nilo Coelho que não tem ainda e que consomem água bruta”. “É uma população que adoece, as crianças e os idosos principalmente que não direito ao acesso a água tratada porque a prefeitura de Petrolina é incompetente e a Codevasf não serve para fazer o serviço”.
Destacando a bancada de oposição na Câmara Municipal, liderada por Marquinhos do N04, Lucas reforçou que esse grupo, mesmo em menor número, tem “a coragem de enfrentar a atual gestão, que não cuidou da aldeia, mas quer se promover fazendo turismo em Pernambuco, se falando em governo do estado”. “Marquinhos do N04 e Samara da Visão, do N07, esperam a recuperação das estradas que nem a Codevasf e nem a Prefeitura de Petrolina fizeram. E adivinha? Vai ter obra do governo de Pernambuco lá porque o governador assinou a ordem de serviço e nós vamos fazer a estrada. E não importa se é responsabilidade da Codevasf, do município, a gente faz”.
Em contrapartida, o pré-candidato a deputado federal, descrente nas reclamações da população, apontou a Companhia Pernambucana de Saneamento como uma das principais injustiçadas na cidade. “Eu fico surpreso quando a imprensa de Petrolina insiste em desconhecer os investimentos que foram feitos aqui, a exemplo da Compesa. Basta ligar o rádio de manhã cedo, é só pancada, cobrança. Muitas vezes os ouvintes entram no ar para falar de ruas e bairros que nem existem e de lá está estourado um bueiro e está derramando o esgoto onde não há nem saneamento. E aí, fica um ‘disse me disse’ de que a Compesa não presta em Petrolina, mas deixa eu contar um segredo: a Compesa foi responsável por investir R$ 200 milhões na cidade nos últimos 10 anos”, calculou.
E em mais um novo comparativo entre as ações do governo do estado e a gestão municipal, Lucas disparou que “chegou a hora de dar uma resposta clara, maciça” ao grupo de Miguel. “Isso é prova do compromisso que tem o governador Paulo Câmara, que aprendeu com Eduardo Campos, que por sua vez, aprendeu com Miguel Arraes de Alencar, que a política se faz para quem mais precisa. Não é de costas, da Orla da cidade, fazendo asfalto e esquecendo a periferia, não é trabalhando para o grande empresário, produtor de manga e uva. É fortalecendo o trabalho do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais, que necessitam do apoio do governo do estado e não encontram em nada o apoio da prefeitura municipal. Que infelizmente, precisam se deslocar até a sede do sindicato para ter atendimento médico porque as Ames e unidades básicas de saúde não tem médicos. O município está abandonado e a gente já alertava que isso ia acontecer, está acontecendo e temos agora a oportunidade de dar uma resposta clara, maciça, de que a gente não vai aceitar isso”.