Lucas Ramos reafirma lealdade ao PSB e não descarta apoio a Miguel Coelho para o Senado

0

Em entrevista ao programa Nossa Voz nesta quinta-feira (11), o deputado federal Lucas Ramos (PSB) reforçou sua fidelidade partidária e sua trajetória de duas décadas dentro do Partido Socialista Brasileiro. Ao comentar sobre a possibilidade de uma aliança com Miguel Coelho para a disputa ao Senado, Lucas afirmou que, caso a indicação parta do PSB, ele apoiará a decisão do partido.

“Nunca pensei em sair do PSB, nunca avaliei a possibilidade de assinar outra ficha de filiação”, declarou Lucas logo no início da conversa, deixando claro seu comprometimento com a legenda que, segundo ele, moldou sua carreira política.

Ao relembrar o início de sua trajetória, o parlamentar destacou:

“O ano era de 2005 e eu procurava o então presidente nacional do PSB, o ex-governador, ex-deputado federal Miguel Arraes de Alencar, para abonar a minha ficha de filiação ao PSB. Isso me traz muito orgulho da minha trajetória política, porque me inspiro em nomes como o dele na hora de promover as minhas ações, na hora de escolher o que é prioridade.”

Lucas mencionou diversas referências históricas do PSB e suas influências familiares:

“Arraes foi quem mais trabalhou pelo povo do campo, quem mais abriu caminhos de oportunidade para o homem e a mulher que viviam no sertão. Programas como o Luz no Campo, que depois virou o Luz para Todos, o Chapéu de Palha… Tudo isso conecta com minha história familiar de produtores rurais. Meu pai, antes da política, plantava cebola com meu avô Gregório Ramos.”

Para Lucas, o PSB representa mais do que um partido:

“Ele me oferece um conteúdo programático e partidário que mais se assemelha com as causas que eu defendo. E é por isso que eu tenho 20 anos de partido.”

O deputado também listou suas conquistas políticas dentro da legenda:

“Duas vezes deputado estadual, secretário de Ciência e Tecnologia de Pernambuco por dois anos, presidente das comissões de Administração, Finanças, Orçamento e Tributação da Alepe, deputado federal e presidente da Comissão de Trabalho na Câmara — tudo isso eu conquistei junto ao PSB.”

Durante a entrevista, Lucas destacou figuras fundamentais na sua trajetória, como Miguel Arraes, Eduardo Campos e João Campos, atual prefeito do Recife e possível candidato ao governo do Estado em 2026:

“Quem me lançou na política foi Eduardo Campos. E hoje eu sou contemporâneo da maior liderança que Pernambuco tem hoje, e que o Brasil logo logo poderá experimentar, que é o prefeito do Recife, João Campos.”

Ao comentar a gestão de João Campos, Lucas exaltou seu compromisso com a população:

“João está focado na gestão da Prefeitura do Recife. Esta semana esteve em Brasília com o presidente Lula tratando da liberação de recursos para proteger os recifenses das chuvas. Ele tem investido pesado em obras de encostas para evitar tragédias e preservar vidas.”

Sobre a atual governadora Raquel Lyra, Lucas foi direto:

“Pernambuco deu uma clara demonstração de que queria mudança ao eleger Raquel Lyra, mas essa mudança não aconteceu. Em Petrolina, por exemplo, a população ainda sofre com falta de água, mesmo com investimentos. Falta alguém assumir o problema e dizer: ‘O problema é meu e eu vou resolver’.”

Na área de segurança pública, o deputado mostrou preocupação:

“Voltaram os crimes violentos letais e intencionais com arma de fogo. As unidades prisionais estão superlotadas. A população continua à mercê de um sistema que não atende às suas necessidades.”

Ao ser questionado sobre a aproximação com a família Coelho, Lucas disse que compreende a necessidade de João Campos construir uma frente ampla para 2026:

“Eu estou há 20 anos no mesmo lugar, olhando para o futuro de Pernambuco. E para facilitar a vitória de João Campos, ele precisa de aliados. Ele buscou essa aliança com a família Coelho.”

Sobre a possibilidade de apoiar Miguel Coelho ao Senado, Lucas foi claro:

“Se o ex-prefeito Miguel Coelho tem vontade de disputar uma eleição majoritária novamente, agora para o Senado ao lado de João Campos, acho que é uma composição que pode acontecer. Se o PSB apresentar essa chapa, Lucas Ramos estará defendendo essa chapa com toda certeza.”

O deputado ainda comentou sobre os investimentos que tem destinado à sua cidade natal:

“O prefeito Simão Durando me ligou para agradecer os R$ 3 milhões que destinei para a saúde de Petrolina. E continuarei fazendo isso. Não é porque sou oposição ao prefeito que vou deixar de ajudar minha cidade. Pelo contrário. Tenho uma obrigação com os 20.020 votos que recebi em 2022.”

Lucas também mencionou o cenário de alianças que se desenha para os próximos anos:

“Essa composição pode passar por Silvio Costa Filho, Marília Arraes, Humberto Costa, e até por figuras como os Oliveira de Valdemar e Sebastião, hoje com a governadora, mas que já estiveram conosco. São ventos que vão soprar. Talvez, no carnaval de 2026, tenhamos esse cenário mais claro.”

Com firmeza, Lucas Ramos encerrou a entrevista reiterando seu posicionamento:

“O PSB apresentar uma chapa, Lucas Ramos estará defendendo essa chapa com toda certeza.”