Lula, Flávio Dino e Gilmar Mendes comentam morte de criança de 3 anos baleada por agentes da PRF

0

presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou neste sábado (16), a morte da menina Heloísa dos Santos Silva, de 3 anos, baleada na cabeça e na coluna no dia 7 de setembro, quando um agente da Polícia Rodoviária Federal efetuou disparos de fuzil em direção ao carro em que a família estava, no Arco Metropolitano, na altura de Seropédica. Lula manifestou sentimentos pela perda e se solidarizou com os familiares da menina.

Em suas redes, o presidente escreveu: “Morreu hoje a pequena Heloisa dos Santos Silva, de 3 anos, atingida por tiros de quem deveria cuidar da segurança da população. Algo que não pode acontecer. A dor de perder uma filha é tão grande que não tem nome para essa perda. Não há o que console. Meus sentimentos e solidariedade aos pais e demais familiares.”

Outras autoridades também se manifestaram nas redes sociais. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino compartilhou a publicação da PRF no X (antigo Twitter). No post, ele escreve: “Abaixo, a manifestação da Polícia Rodoviária Federal sobre a tragédia de hoje. Quanto à apuração de responsabilidade administrativa, reitero que o processo administrativo foi instaurado no mesmo dia da ocorrência. Minha decisão só pode ser emitida ao final do processo, como a lei determina. Também já há Inquérito Policial na Polícia Federal, que será enviado ao MPF e à Justiça.”

O ministro Gilmar Mendes, decano do Supremo Tribunal Federal (STF), chegou a questionar a existência da PRF. Ele relembrou o episódio que levou à morte de Genivaldo de Jesus Santos, sufocado em uma viatura com gás lacrimogênio no Sergipe, no ano passado, e lamentou a morte de Heloísa neste sábado.

Heloísa dos Santos Silva morreu na manhã deste sábado no Hospital municipalizado Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, após uma semana internada. Dor e comoção definem os sentimentos de parentes da criança.