Lula irá à posse de Barroso no STF um dia antes de cirurgia no quadril

0

Nesta quinta-feira (28), ocorre a posse do ministro Luís Roberto Barroso como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Um dia antes de realizar sua cirurgia de quadril, o presidente Lula (PT) confirmou presença no evento. 

Lula participará da posse de Barroso no STF às vésperas de cirurgia

Com uma cirurgia de artroplastia total de quadril no lado direito marcada para esta sexta-feira (29), Lula confirmou seu comparecimento na posse de Luís Roberto Barroso no STF. A passagem oficial do cargo de Rosa Weber para Barroso está prevista para ocorrer hoje a partir das 16h. 

Apesar de Rosa Weber completar 75 anos ainda na próxima segunda-feira, 2 de outubro, a ministra já passará seu cargo para Barroso nesta quinta. Edson Facquin também tomará posse como vice-presidente do Supremo, posição anteriormente ocupada por Luís Roberto Barroso. A previsão é que o novo presidente tenha mandato de dois anos.

Em um evento com 1,2 mil convidados, além de Lula também estão confirmados os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Lula ficará desta sexta até a próxima terça-feira (03) internado no Hospital Sírio-Libânes de Brasília. A realização do procedimento ainda na capital federal tem o objetivo de evitar locomoções excessivas do presidente.

Depois da cirurgia o plano é que Lula  despache do Palácio da Alvorada, a residência oficial do presidente, por pelo menos três semanas. Previsão é de que Lula fique pelo menos um mês sem viajar. Com isso, a presença na posse de Barroso será o último compromisso presencial público de Lula antes do seu período de repouso.

Fonte: Jc