A comitiva do Governo Federal, junto com a Prefeitura do Recife, definiu o local da agenda que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), acompanhado do ministro de Desenvolvimento, Paulo Texeira, cumprirá no Recife, nesta quarta-feira (22). Ele lançará o novo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no ginásio do Geraldão. O investimento da iniciativa é de R$ 500 milhões para todo o país. O uso do espaço foi uma sugestão do prefeito do Recife, João Campos (PSB), e foi acatada pela equipe presidencial.
Na Capital, o presidente vai assinar uma medida provisória para viabilizar o programa.
O anúncio será realizado por conta de um simbolismo. Durante o governo Bolsonaro, o Governo de Pernambuco criou um Programa de Aquisição de Alimentos estadual. A iniciativa é fruto de uma articulação dos movimentos sociais.
“O PA é um programa responsável pela agricultura familiar. Ele compra produtos da agricultura familiar e faz processo de doação para famílias carentes. A gente precisa investir para acabar com a fome do país. A agricultura familiar é responsável pela alimentação de 80% das famílias brasileiras”, afirmou o deputado federal Carlos Veras (PT). “É um programa sensível que garante a compra da produção dos produtos cultivados por agricultores familiares e também o combate à fome”, disse o deputado federal Carlos Veras (PT).
O presidente Lula terá uma agenda bastante movimentada na próxima quarta-feira. Ele participará em um ato na Paraíba pela manhã e deverá chegar ao Recife por volta de meio-dia. À noite, ele já embarca para o Rio de Janeiro, onde participará de um novo ato na manhã do dia seguinte. (Com informações do Blog da Folha)