O presidente Lula se reúne nesta segunda-feira (26), no Palácio do Planalto, com todos os líderes partidários da Câmara. Um dos temas do encontro deve ser a questão das emendas parlamentares.
Na semana passada, representantes dos Três Poderes fecharam um acordo sobre as emendas, mas o pagamento continua suspenso.
O STF deu dez dias para que o Congresso crie regras que deem transparência, rastreabilidade e correção às emendas.
Apesar do acordo, a queda de braço continua. A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara deve votar nesta terça-feira (27) duas propostas que tiram poderes do STF.
O encontro foi convocado pelo Planalto após o acordo sobre emendas parlamentares definido por representantes dos Três Poderes. Ajustes sobre as regras de transparência dos recursos ainda precisam ser negociados nesta semana, conforme o prazo de dez dias estabelecido na terça-feira (20).
O consenso foi estabelecido por representantes do Executivo, Judiciário e Legislativo depois de o Supremo Tribunal Federal (STF) suspender o pagamento de emendas até que o Congresso definisse critérios de rastreabilidade dos recursos.
A reunião de Lula com os líderes da base aliada também servirá para discutir a pauta prioritária do governo, já que nesta semana a Câmara tem “esforço concentrado” de votações.
Às segundas-feiras, Lula costuma se reunir com os líderes do governo no Congresso e ministros. Para esta segunda-feira, o encontro deve ser ampliado para incluir os líderes dos partidos de apoio ao governo na Câmara.
Fonte: CNN