O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai se reunir, na manhã desta quinta-feira (17), com o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, e o diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues, para tratar do “pente-fino” nos benefícios sociais.
O encontro está marcado para as 9h30 e terá ainda a presença dos ministros Rui Costa (Casa Civil), Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública), Fernando Haddad (Fazenda), Carlos Lupi (Previdência Social), Osmar Ribeiro (substituto do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome) e Esther Dweck (Gestão e da Inovação em Serviços Públicos).
O governo quer fazer ainda em 2024 uma checagem nos beneficiários de programas sociais, especialmente de auxílios temporários, para eliminar cadastros irregulares. No início de julho, Haddad anunciou que o Executivo pretende cortar R$ 25,9 bilhões em despesas obrigatórias, com o objetivo de cumprir o Marco Fiscal, e que o valor deve vir, justamente, do “pente-fino”.
Andrei Rodrigues vai participar da reunião com Lula porque a PF apontou R$ 50 bilhões em distorções com os benefícios sociais.
O governo e o INSS miram, especialmente, os cadastrados no Benefício de Prestação Continuada (BPC). Stefanutto já sinalizou a suspeita de contas fictícias criadas pelo crime organizado para receber o auxílio.
Fonte: Sbt News