Mãe e filho são resgatados de cárcere privado e violência doméstica no Centro do Recife

0

Uma mulher de 30 anos e o filho, de apenas três, foram resgatados pela Polícia Militar de Pernambuco após viverem sob cárcere privado e constantes episódios de violência física e psicológica praticados pelo companheiro e pai da criança. O caso ocorreu no bairro do Cabanga, área central do Recife, e o resgate aconteceu na última quinta-feira (17), sendo divulgado nesta sexta (18).

A operação foi conduzida por equipes do 16º Batalhão da PM, após denúncia feita por uma vizinha que também é acompanhada pela patrulha Maria da Penha na mesma localidade. A mulher percebeu que a vizinha e seu filho estavam passando por uma situação de violência e acionou diretamente a patrulha, que iniciou monitoramento da residência ainda na quarta-feira (16).

Segundo a tenente Viviane Calado, da PM, os policiais conseguiram acesso a áudios com gritos, choros e pedidos de socorro, além de ameaças de homicídio e suicídio. Com essas evidências, a equipe voltou ao local e realizou o resgate na manhã do dia seguinte. A própria vítima abriu a porta, visivelmente abalada, assim como a criança.

O homem suspeito de manter a família em cárcere não foi localizado no imóvel e está sendo procurado pela polícia. Mãe e filho foram acolhidos pela patrulha Maria da Penha e levados a um abrigo temporário. A família deverá ser transferida para outro estado da região Sudeste, onde vivem parentes das vítimas.

O caso reforça a importância das patrulhas especializadas Maria da Penha, que atuam preventivamente no acompanhamento de mulheres com medidas protetivas, realizando rondas, monitoramento e mantendo canais diretos de contato para situações emergenciais. A tenente Viviane ressaltou que qualquer pessoa que presencie ou suspeite de casos de violência contra mulheres deve acionar imediatamente a Polícia Militar pelo número 190. (Com informações do G1)