Nesta quinta-feira (30), Petrolina levou a vacina contra HPV, e outras que fazem parte do calendário básico vacinal, para imunizar alunos de 9 a 14 anos que estudam na Escola de Aplicação na cidade. Foram aplicadas 105 doses, entre vacina contra HPV, COVID-19 e a Meningite. A ação faz parte de uma campanha lançada pelo Programa Estadual de Imunização com o objetivo da intensificação vacinal, que seguirá até dezembro. Essas atividades vão acontece sempre no último dia útil de cada mês em escolas estaduais e/ou municipais que tenha o público na faixa etária preconizada.
O dia de vacinação na escola foi marcante para os gêmeos Ana Rebeca Mulato e Levi Alexandrino Mulato, por meio do termo autorizado pelos pais, eles puderam atualizar a caderneta vacinal. “Eu acho muito importante a vacina, pois ela protege a gente de muitas doenças, e é disso que precisamos: proteção e prevenção”, descreveu Rebeca. Já Levi, ficou satisfeito em tomar a vacina junto com a irmã. “Se ela toma a vacina eu também tomo, e assim nos apoiamos e nos protegemos. Ter ela aqui nesse momento é muito bom”, concluiu Levi.
A programação irá contemplar cerca de 10 escolas até dezembro deste ano, mas a Secretaria de Saúde reforça que os imunos estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde durante a semana. “Ressaltamos, mais uma vez, a importância da atenção com a caderneta vacinal. Esclarecemos que além destas ações, o município segue com várias estratégias para a melhoria das coberturas vacinais visando a proteção dos nossos munícipes”, reforçou o diretor de Vigilância Epidemiológica, Acácio Andrade.