Nesta quinta-feira (28), mais de 11 mil alunos da rede municipal de Petrolina fizeram as provas do Sistema de Avaliação da Educação de Pernambuco (SAEPE). Ao todo, 81 unidades escolares participam da avaliação que tem como objetivo estimar o desempenho dos estudantes das instituições e redes de ensino em diferentes áreas de conhecimento e níveis de escolaridade e ajudar os gestores escolares no desenvolvimento de políticas educacionais e para o fortalecimento da qualidade da educação pública no estado.
A avaliação é composta por questões de português e matemática. Foram 5.020 alunos do 2º ano, 4.911 do 5º ano e 1.486 do 9º ano.
Resultado
O resultado do Saepe sai no início de fevereiro de 2020, no site da Secretaria de Educação do Estado.
Avaliação de Petrolina
Em 2018, Petrolina teve o maior resultado do 5º ano em Língua Portuguesa, dos últimos 10 anos, alcançando o nível ‘Desejável’ pela primeira vez na avaliação do SAEPE. O município ficou em primeiro lugar entre os seis maiores municípios, em população, com resultados positivos no ranking, à frente de cidades como Caruaru, Recife e Jaboatão dos Guararapes. Durante uma década, Petrolina permaneceu no nível ‘Básico’.