Mais de 2,4 mil salas de vacinação para o Dia D contra a influenza e o sarampo

0
Foto: Divulgação/ Sobradinho
Dia D de mobilização da Campanha Nacional de Foto: Divulgação/ SobradinhoVacinação contra a Poliomielite e Sarampo.

O secretário estadual de Saúde, André Longo, acompanhou na manhã deste sábado (30) o início das ações alusivas ao Dia D de imunização nacional contra a Influenza e o Sarampo. No Recife, o gestor visitou a Upinha Moacyr André Gomes e chamou a atenção para a necessidade de ampliação das coberturas vacinais visando à meta mínima, que é a proteção de pelo menos 95% dos grupos elegíveis para sarampo e 90% para influenza.

“É muito importante que toda a população acima dos 60 anos, e aquelas crianças entre seis meses até os 4 anos possam comparecer aos 2.400 postos de saúde que estão funcionando neste sábado para atender a população. Uma outra categoria importante é a dos trabalhadores de saúde, que podem se vacinar também contra o sarampo e contra a influenza. A gente sabe que todos os dias é dia de vacina, mas neste momento que a gente tem uma cobertura baixa, tanto para tríplice viral (sarampo) e também para influenza é fundamental que a gente esteja motivando todo esse público para que possamos impulsionar nossa campanha de vacinação e evitar novos adoecimentos”, destacou o secretário André Longo.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) ainda orienta que os gestores municipais também aproveitem o momento para analisar se o paciente, seja adulto ou criança, está em dia com a proteção da Covid-19 e realizar a vacinação caso necessário.

Na próxima terça-feira (03/05), será iniciada a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e a Campanha Nacional contra o Sarampo. Até o próximo dia 3 de junho podem ser vacinadas, com os dois imunizantes, crianças de 6 meses até cinco anos. A população estimada para esta faixa etária é de 603.525 crianças.

Já para gripe a ampliação contemplará os seguintes grupos: Gestantes e Puérperas; Povos Indígenas; Professores das escolas públicas e privadas; Pessoas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente; Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; Trabalhadores portuários; Profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas; Funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas.

(Diário de Pernambuco)