Mais tempo, mais aprendizado: política de educação integral já alcança 20 escolas em Petrolina

0

Petrolina segue investindo na ampliação da educação em tempo integral e já conta com 20 escolas ofertadas através da Política Municipal de Educação em Tempo Integral (PMEI), que vem transformando a rotina dos estudantes da rede. A política vai além do tempo estendido em sala de aula: ela proporciona um desenvolvimento escolar e socioemocional com perspectiva de formação para a vida.

Nas escolas que funcionam em Tempo Integral, o período de permanência é maior e o ambiente é planejado para acolher e estimular o protagonismo dos estudantes. Lá, eles têm uma rotina desde o momento que chegam até a saída, são 8 horas de aula e 1 hora para refeição e intervalo, tudo com o objetivo de fortalecer e qualificar os seus resultados.

Em 2023, eram 2.659 alunos matriculados nesse modelo. Em 2025, esse número quase dobrou: agora são 4.862 estudantes em 20 unidades escolares funcionando com jornada ampliada. Para Yngrid de Souza, de 9 anos, estudante da Escola Municipal de Educação em Tempo Integral Lívia Cléa Viana Coelho, a experiência tem sido enriquecedora. “A gente aprende muita coisa e eu gosto porque me sinto mais segura e ocupada com coisas boas o dia todo”, contou.

O estudante Iago Gibrant também destaca o impacto positivo da rotina integral em sua vida. “Eu melhorei muito nos estudos e aprendi a trabalhar em grupo, a respeitar mais o tempo dos outros. Aqui eu me sinto acolhido e isso ajuda muito no meu aprendizado. O que  mais gosto aqui são os clubinhos. Eu sou vice-líder do time do meu clubinho de futebol”, afirmou.

Nos últimos anos, o município ampliou consideravelmente o número de escolas funcionando com a Política de Tempo Integral, investindo em infraestrutura, formação de professores e adaptação curricular. A meta da gestão é seguir expandindo a oferta e chegar a 45 escolas até o final de 2028, garantindo a mais crianças e adolescentes a oportunidade de crescerem em um ambiente educacional mais completo, inclusivo com uma formação que prepara o estudante para o seu projeto de vida.

Texto: Fabiana Diniz – Assessora de Comunicação da Secretaria de Educação