A Secretaria de Saúde do Maranhão investiga o segundo caso suspeito de infecção por varíola dos macacos (Monkeypox) em São Luís (MA). A pasta foi notificada nessa sexta-feira (10/6). O paciente é um homem de 30 anos. As informações foram noticiadas pelo portal G1 MA.
O paciente buscou tratamento na Unidade Mista do Bacanga, em São Luís, na quarta-feira (8/6). Ele não tem histórico de viagens. Apresentou febre, calafrios, lesões com coceiras e ardor nos olhos. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), o quadro do homem é estável.
O paciente foi transferido para o Hospital Universitário (HUUFMA). Neste sábado (11/6), o governo do Maranhão divulgou o fluxo de pacientes com suspeita de infecção. Eles serão acolhidos pelas Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs).
A unidade referência do estado para tratamento será o Hospital da Ilha. Os pacientes deverão ser acolhidos em leitos com isolamento. O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de São Luís (Cievs) e o Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (Lacen) estão mobilizados.
(Metrópole)