Marcelo Gouveia confirma pré-candidatura a deputado federal e defende gestão de Raquel Lyra: “Pernambuco está no rumo certo”

0

O presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e presidente estadual do Podemos, Marcelo Gouveia, confirmou nesta sexta-feira (4) que será pré-candidato a deputado federal nas eleições de 2026. Em entrevista ao programa Nossa Voz, ele também comentou as articulações entre partidos políticos no estado e defendeu a gestão da governadora Raquel Lyra (PSDB), com quem mantém alinhamento político.

Marcelo esteve em Petrolina para articular a formação de chapas proporcionais e reforçar o diálogo com lideranças locais. O ex-prefeito também destacou investimentos do governo estadual em áreas como saúde, educação, infraestrutura e segurança pública.

Questionado sobre as movimentações partidárias no estado, especialmente em relação às federações, Marcelo Gouveia afirmou que vê o processo como natural e estratégico diante das novas regras eleitorais.

“É natural o movimento que tá acontecendo entre os partidos de buscarem aglutinar forças para que possam estar mais fortalecidos dentro do Congresso Nacional. Tá aí o Podemos conversando com o PSD, com Solidariedade, com PSDB. MDB conversando com Republicanos. Isso tudo tem relação com a cláusula de barreira, que está fazendo os partidos menores se fundirem aos maiores.”

Segundo ele, o novo cenário impacta diretamente a política estadual:

“Às vezes, um político pleiteia um cargo, mas o partido entra em federação, e a partir dali ele passa a estar sob o comando da presidência da federação. Isso muda o jogo.”

Marcelo confirmou que pretende disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados em 2026, após encerrar o ciclo como prefeito.

“Serei pré-candidato a deputado federal no ano que vem. Concluí um ciclo como prefeito de oito anos e agora coloco meu nome à disposição da população de Pernambuco. Já temos 15 prefeitos nos acompanhando e várias lideranças importantes. Estamos montando um time forte.”

Marcelo também defendeu a gestão da governadora Raquel Lyra, com quem o Podemos mantém alinhamento, e criticou o legado do PSB no estado.

“Nosso partido é alinhado com Raquel Lyra porque entendemos que ela representa o melhor para Pernambuco. O PSB teve seu ciclo, mas o final foi de declínio. Raquel assumiu um estado desorganizado, mas conseguiu colocar a casa em ordem.”

O presidente da Amupe destacou obras e investimentos em diversas áreas:

“Ela entregou maternidade no Agreste, está implementando um programa pioneiro de creches com cofinanciamento, requalificou estradas, investiu em saúde e educação. E na segurança pública, vai contratar cerca de 7 mil policiais até o fim do próximo ano.”

Segundo ele, os dois primeiros anos foram de ajustes e captação de recursos, e agora o foco é na entrega das ações:

“Era necessário tempo para colocar a casa em ordem. Agora, com os investimentos, Pernambuco já voltou a crescer e a gerar empregos.”

Ao ser questionado sobre nomes locais para a disputa proporcional em 2026, Marcelo afirmou que o partido está dialogando com lideranças da cidade:

“Estamos abrindo diálogos tanto para Alepe quanto para a Câmara Federal. Em breve, devemos anunciar nosso time aqui em Petrolina.”

Investimentos estaduais em Petrolina

Durante o programa, o deputado estadual Ronaldo Silva também participou da entrevista e destacou investimentos do governo estadual no município.

“Essa semana estive com a equipe de Planejamento e Educação. A governadora está trazendo uma ETE, uma ETI e um centro de atendimento especializado para crianças autistas. A partir do dia 14, chega a Carreta da Mulher, oferecendo exames como mamografia, biópsia e exames ginecológicos.”

Segundo Ronaldo, o atendimento começará na Praça Dom Malan e seguirá para bairros como João de Deus, que concentram grande número de mulheres trabalhadoras rurais.

“A governadora tem olhado com carinho para Petrolina. Vamos trabalhar para que esse investimento seja só o começo.”