Márcio Rocha deixa o comando da Polícia Civil de Pernambuco

0

O delegado Felipe Monteiro da Costa é o novo chefe da Polícia Civil de Pernambuco (PCPE). A nomeação foi publicada na edição desta sexta-feira (7) do Diário Oficial do Estado e marca a saída de Márcio Rocha Leite, que ocupava o cargo desde janeiro do ano passado. Segundo o governo, a exoneração aconteceu “a pedido”.

“Agradeço a Renato Leite pela dedicação ao serviço público na área de Defesa Social, como delegado e comandando a Polícia Civil nos últimos 22 meses. Esta importante missão, agora, será liderada por Felipe Monteiro. Confiamos no seu trabalho e empenho para chefiar a Polícia Civil de Pernambuco”, afirmou a governadora Raquel Lyra (PSD) em nota oficial.

Mudança em meio a tensão

A troca no comando ocorre em um momento de alerta dentro da corporação. O Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol) anunciou, nesta semana, o início da Operação Padrão para dezembro, sem descartar uma greve entre janeiro e fevereiro de 2026.

Os policiais civis denunciam falta de valorização salarial, condições precárias de trabalho e a ausência dos tokens digitais, ferramenta essencial para o registro de ocorrências. Segundo o Sinpol, a falta dos dispositivos tem dificultado o controle e a atualização dos dados de segurança pública no estado.

Histórico de trocas

Não é a primeira vez que Raquel Lyra enfrenta críticas ao mexer na cúpula da segurança pública. Em 2024, logo no início da gestão, a governadora trocou os comandos da Polícia Civil e da Polícia Militar 15 dias antes do Carnaval, o que gerou preocupação entre especialistas e setores políticos — embora o evento tenha transcorrido sem grandes incidentes.