Cerimônia marcada para o dia 13 de agosto recorda os 20 anos da morte do ex-governador de Pernambuco, referência na luta por justiça social
A Câmara dos Deputados realizará uma sessão solene em homenagem a Miguel Arraes no dia 13 de agosto, marcando os 20 anos de seu falecimento. A sessão acontecerá às 11h no Plenário Ulysses Guimarães. Além disso, uma exposição fotográfica sobre a vida de Arraes estará aberta à visitação de 5 a 16 de agosto, e a sala de reuniões do Colégio de Líderes receberá o nome de “Sala Miguel Arraes”. A cerimônia foi proposta por sua neta, a deputada federal Maria Arraes (Solidariedade-PE), que, em entrevista ao programa Nossa Voz, nesta segunda-feira (4), destacou a importância de manter viva a memória de Arraes, especialmente para as novas gerações.
Miguel Arraes foi um importante líder político brasileiro, conhecido por sua trajetória dedicada à defesa dos direitos dos trabalhadores, da democracia e da justiça social. Foi governador de Pernambuco em três ocasiões e também atuou como deputado estadual e federal. Sua atuação foi marcada por um forte compromisso com as causas populares, especialmente em relação à reforma agrária e ao combate à desigualdade social.
“Eu agradeço a oportunidade e o convite pra gente poder falar nesse momento importante que vai marcar esses 20 anos de passagem do meu avô Miguel Arraes. Esse ano vai ser um ano que a gente vai fazer uma série de homenagens a ele, principalmente nesse mês de agosto porque foi o mês que ele nos deixou”, afirmou Maria.
A parlamentar disse que a cerimônia na Câmara será mais que simbólica. Para ela, será um momento de retomada do debate sobre políticas públicas inspiradas em Arraes — muitas das quais influenciam programas sociais ainda hoje executados no Brasil.
“Semana que vem a Câmara vai estar tomada pela história do Miguel Arraes e eu acho muito importante que a gente tenha a oportunidade de contar para essa nova geração, para os jovens, quem foi ele, tudo que ele representou na política de Pernambuco e na política do Brasil”, pontuou a deputada.
Legado que ainda transforma vidas
Ao ser questionada sobre quais programas mais representam o legado de Miguel Arraes, Maria destacou ações de seu avô que, segundo ela, serviram de inspiração direta para políticas nacionais.
“A gente tem aí o Luz para Todos, que foi inspirado na eletrificação rural do meu avô, quando ele foi governador. Ele levou luz para cada recanto desse estado, para cada casinha, cada sítio, cada fazenda. A luz não é só uma comunidade, muito pelo contrário, ela incentiva, move a economia, move a vida, transforma a vida daquelas pessoas”, afirmou.
A deputada também mencionou outras ações como o fornecimento gratuito de medicamentos e o programa Chapéu de Palha, voltado aos trabalhadores rurais no período de entressafra.
“Ele distribuía medicamentos para a população mais carente e isso inspirou o Farmácia Popular. Já o Chapéu de Palha tirou muita gente da fome, da miséria. Esses programas até hoje são usados não só pelo governo do estado, desde que meu avô se foi, como também pelo governo federal.”
“Ele resistiu”: memória, democracia e enfrentamento à ditadura
Diante do atual cenário de polarização e das recentes ameaças à democracia, como os ataques às urnas eletrônicas e os atos de 8 de janeiro de 2023, Maria Arraes refletiu sobre a pertinência da homenagem em um momento como este.
“Meu avô era governador do Estado de Pernambuco quando teve o golpe militar, quando começou a ditadura. Os militares estiveram no Palácio mandando ele renunciar. Ele foi eleito pelo povo democraticamente. E ele disse que não renunciaria. Foi preso, foi exilado, passou 16 anos fora do país.”
A deputada recordou que Miguel Arraes costumava defender que só é possível construir um futuro olhando para o passado.
“Ele disse, numa entrevista, que se a gente não olhar para o passado, a gente não consegue construir um futuro. E eu acho que é isso que deixa ainda mais importante a gente relembrar a história de figuras públicas.”
A homenagem na Câmara dos Deputados contará com a presença de familiares, amigos e parlamentares do PSB, partido ao qual Arraes dedicou grande parte de sua vida política. O deputado federal Pedro Campos (PSB-PE), bisneto de Arraes, foi o relator da proposta de homenagem, e a deputada federal Maria Arraes (SD-PE), neta do político, também participará do evento.