Após votação em segundo turno, a deputada federal, Marília Arraes (PT) derrubou a articulação feita pela ala tradicional do PT, assumindo a vaga de segunda secretária da mesa diretora da Câmara dos Deputados. Já empossada para o biênio 2021-2022, ela venceu o também petista deputado federal, João Daniel, que foi o indicado da bancada para o cargo. Arraes ingressou na disputa como candidata avulsa.
Originalmente, o PT ocuparia a primeira secretaria, tida como o cofre ou a prefeitura da Casa. O nome de Marília, então, chegou a ser formalizado pelo partido para o cargo, mas após o novo presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL) barrar o processo de eleição dos demais cargos da Mesa, restou ao PT, via acordo fechado ontem (02), a segunda secretaria.
Marília colocou em prática seu poder de articulação na Câmara, abarcou o apoio da bancada feminina e logrou êxito, vencendo até mesmo a presidente nacional do partido, Gleisi Hoffmann, que, ao líder da Minoria, José Guimarães (PT-CE), trabalhava pelo nome de João Daniel.
Ainda sobre a eleição da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, os parlamentares pernambucanos André de Paula (PSD-PE) e Luciano Bivar (PSL-PE) assumem respectivamente a 2ª vice-presidência e a 1ª secretaria.