Candidata da coligação Pernambuco na Veia ao governo de Pernambuco, Marília Arraes (Solidariedade) votou no segundo turno por volta das 9h20 deste domingo (30), no Colégio GGE, na Rua Desembargador Góis Cavalcante, no bairro de Parnamirim, na Zona Norte do Recife.
Marília enfrenta a candidata Raquel Lyra (PSDB) no segundo turno, em uma disputa histórica que vai definir a primeira mulher eleita governadora de Pernambuco.
A candidata do Solidariedade chegou ao local por volta das 9h15, acompanhada pelo candidato a vice Sebastião Oliveira (Avante), pelo marido André Souza e pelas filhas Maria Isabel, 6 anos, e Maria Bárbara, 8 meses. Como está grávida de seis meses de Maria Magdalena, ela passou na frente de outros eleitores.
“Fiz o possível para ser bastante respeitosa com minha adversária no momento histórico em que Pernambuco teve duas mulheres disputando o segundo turno, que vai ter uma governadora, que tem uma senadora”, declarou Marília.
A candidata também falou do quanto se preparou para as eleições. “Foi feito tudo que nós poderíamos fazer em relação a minha condição física, em relação a tudo que a gravidez acarreta a uma mulher, em relação ao preparo, me preparei inteira, mas, principalmente, nos últimos cinco anos, me preparei muito para esse momento”, afirmou.
“Pernambuco cresceu na época em que tinha Lula presidente e um governo progressista que foi Eduardo Campos aqui em Pernambuco. E a gente quer repetir essa parceria”, disse.
Marília também falou da importância da existência da oposição para que o governo seja, de fato, democrático, caso seja eleita.
“No governo do estado, nós vamos ter respeito aos adversários, respeito a oposição, até porque a oposição pode nos fazer enxergar erros que a gente está cometendo e situação não vê. […] Estou muito confiante, mas estou confiante que a gente vai conseguir lutar para a democracia ser respeitada, que a vontade livre do povo de Pernambuco seja respeitada”, afirmou.
Marília e Raquel tiveram 23,97% e 20,58% dos votos válidos, respectivamente, no primeiro turno. Mais votada na ocasião, Marília Arraes recebeu 1.175.651 votos. Neta do ex-governador Miguel Arraes, ela tem 38 anos, é advogada, deputada estadual e ex-vereadora do Recife por três mandatos.
Pesquisa do Ipec divulgada no sábado (29), encomendada pela Globo, apontou que a candidata Raquel Lyra (PSDB) tem 54% de intenção de votos válidos no segundo turno e que a candidata Marília Arraes (Solidariedade) tem 46%.
Perfil da candidata
Marília Arraes é recifense, foi vereadora por três mandatos e é a única mulher deputada federal por Pernambuco na atual Legislatura da Câmara dos Deputados. Também é a segunda mulher da história a ocupar o cargo de Segunda Secretária da Mesa Diretora da Casa.
Em 2020, foi candidata a Prefeita do Recife e se tornou a primeira mulher da história da cidade a disputar o segundo turno da eleição municipal do Recife.
Marília iniciou sua militância ainda jovem, inspirada pelo avô, Miguel Arraes [ex-governador de Pernambuco, ex-prefeito do Recife, ex-deputado federal] e seguiu atuando no movimento estudantil, quando ainda cursava a Faculdade de Direito do Recife.
Mãe de Maria Isabel, Maria Bárbara e grávida do terceiro bebê, a candidata ao governo se filiou ao Solidariedade em março, depois de seis anos no Partido dos Trabalhadores (PT), onde fez oposição ao PSB, partido que comanda o governo de Pernambuco há 16 anos.
(g1 PE)