O descarte irregular de lixo pode ser considerado crime ambiental. Porém, alguns moradores do bairro Vale do Grande Rio, em Petrolina (PE), estão descumprindo essa regra e jogando resíduos numa creche municipal desativada. Em entrevista ao programa Nossa Voz, o popular Marlos contou que a prefeitura realiza a limpeza do espaço, mas que a própria vizinhança não colabora com a manutenção.
“Aqui virou palhaçada, a prefeitura limpa, mas os moradores sujam de novo. O apelo que a gente faz é que a prefeitura limpe e feche aqui. É um prédio antigo, e estamos sujeitos aos perigos. Até o CMEI já assaltaram, roubaram televisão, ventiladores, está virando um caso sério”, explicou.
A situação está tão séria que o descarte irregular já ultrapassou os muros da crechr e que até a rua virou ponto de despejo. “Na questão do lixo, o pessoal não está nem jogando mais dentro do espaço, eles estão descendo na rua mesmo, isso prejudica quem mora aqui, e quando chove fica tudo retido, não tem pra onde a água escorrer porque está tudo sujo”, contou.