MEC anuncia aumento de 54% em oferta de bolsas para formação de professores

0
(Foto: Marcos Oliveira/ Agência Senado)
Fachada do Ministério da Educação (MEC)

As bolsas, concedidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vão passar de 57.682 para 88.963. Agora, serão ofertadas pelo Pibid 55.034 bolsas. O PRP vai disponibilizar 33.929. 

De acordo com Santana, a ampliação dos programas tem como principal objetivo ajudar na qualidade de formação dos profissionais da educação. Para os novos bolsistas, serão abertos dois novos períodos de atividades: 1º a 15 de maio de 2023 e 1º a 15 de junho de 2023. 

Ao todo, das 253 Instituições de ensino superior com projetos aprovados para o Pibid, cerca de 187 poderão ter aumento no número de bolsas. Já para os projetos de residência pedagógicos, 92 das 230 instituições credenciadas atendem aos requisitos para o recebimento de mais benefícios. 

Instituições aprovadas na etapa de análise de mérito e que não receberam o total das cotas solicitadas pelo projeto ou as que conseguiram as bolsas solicitadas, mas não implementaram integralmente no prazo de início das atividades poderão ser atendidas. 

Unidades de ensino que não conseguiram iniciar os projetos no tempo determinado ou que tenham ficado em cadastro de reserva também estão aptas a receber mais bolsas.

(Foto: Marcos Oliveira/ Agência Senado)