Megaoperação simultânea nos oito estados do Nordeste busca conter crimes interestaduais com reforço policial, mandados judiciais e ações preventivas
Pernambuco e outros sete estados nordestinos estão unidos em uma megaoperação inédita contra o crime nas áreas de divisa. Deflagrada nesta quinta-feira (7), a Operação Nordeste Integrado mobiliza 5.903 agentes de segurança pública em ações simultâneas para o combate ao crime organizado na região. A operação continua até esta sexta-feira (8).
Ao todo, estão sendo cumpridos 510 mandados de prisão e de busca e apreensão, com foco especial no tráfico de drogas, armas, roubos de cargas e veículos, e crimes contra a vida.
As ações ocorrem nos estados de Pernambuco, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. A coordenação é feita pela Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE), em articulação direta com as secretarias de segurança dos demais estados.
Em Petrolina e Salgueiro, no Sertão pernambucano, as forças de segurança de Pernambuco, Bahia e Ceará atuam de forma integrada, com reforço no patrulhamento, barreiras policiais e ações ostensivas em pontos estratégicos das cidades.
A operação faz parte do Programa Juntos pela Segurança, e tem como principal objetivo reduzir a criminalidade nas faixas de fronteira entre os estados, regiões onde o crime organizado tem se expandido com maior intensidade nos últimos anos.
Análise criminal e histórico de cooperação interestadual
As regiões e alvos foram definidos a partir de análises de manchas criminais, para garantir maior efetividade nas ações. Além da repressão ao crime, há também medidas de caráter preventivo, com presença ampliada das forças de segurança nos territórios considerados mais vulneráveis.
Essa não é a primeira vez que Pernambuco participa de ações interestaduais. Nos últimos anos, o estado já integrou operações como:
Vale do São Francisco Seguro, em parceria com a Bahia (3 edições);
Divisa Integrada, com a Paraíba (2 edições);
Ações conjuntas com Ceará e Piauí.