Com largada ao nascer do sol, a 39ª edição da Meia Maratona Tiradentes reuniu mais de 600 corredores neste domingo (27) em Juazeiro/BA. A tradicional corrida, promovida pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte) e em parceria com a empresa Agrovale, atraiu atletas de diversas partes do país para disputar as provas de 5km e 21km.
Logo cedo, o clima era de animação e expectativa. Pessoas de todas as idades e de diferentes estados brasileiros se aqueciam para encarar o desafio, alguns em busca de superação pessoal, outros correndo lado a lado com amigos e famíliares em busca de uma chegada unida e animada.
A competição, oficializada com permit e arbitragem da Federação Baiana de Atletismo, distribuiu prêmios em dinheiro – somando mais de R$50 mil — entre as categorias geral, por faixa etária, atleta juazeirense, cadeirante, pessoa com deficiência, equipes, servidores públicos (municipal e militar), tanto no masculino quanto no feminino.
Vencedores
O grande destaque feminino da prova de 21km foi a corredora Elizabete dos Santos. Moradora da comunidade quilombola do Rodeadouro, em Juazeiro, ela conquistou o primeiro lugar e marcou seu nome na história da competição. Emocionada, comemorou o feito.
“Me emocionei porque é a primeira vez que uma mulher juazeirense vence essa prova e porque estou representando a minha comunidade, que é quilombola, e a minha cidade. Corro desde 2014, comecei nas provas menores de rua e participei da Tiradentes nos 5km desde 2015. Esta foi minha primeira meia maratona”, celebrou.
Entre os homens, o campeão João Marcos Santos, vindo de Sergipe, comemorou a vitória após anos de tentativas. “Essa meia maratona está entre as três provas mais tradicionais do Nordeste. Eu ouvia falar muito dela e sempre quis participar. Na primeira vez, fiquei em quinto lugar; no ano passado, fui vice. Agora, conseguir vencer é a realização de um sonho. Só os grandes corredores vencem aqui e estar entre eles é algo muito especial para mim”, disse João.
Na distância de 5km, a vitória ficou com Jonatas Natanael Passos da Silva, atleta da escolinha de atletismo Flamengo, de Jaguarari, e Eliene Florêncio da Costa, representante da APA Petrolina, que cruzaram a linha de chegada com superioridade nas categorias masculina e feminina.
Ao fim do dia, os atletas curtiram o show do cantor Alan Cléber, além de atividades como sorteio de brindes, massagem e buffet.
A data também foi de alegria para a equipe de organização do evento. “Estamos saindo desta competição com o sentimento de dever cumprido”, destacou o assessor especial de esportes da Seculte, Bruno Lopes. Ele ressalta as expectativas para o ano que vem, quando a corrida chegará à marca de quatro décadas de história.
“A gente quis fazer tudo de uma forma organizada desde o início para os atletas. Queremos impulsionar a credibilidade não somente da Meia Maratona Tiradentes, mas de todo esporte de Juazeiro”, destacou o secretário de Cultura, Turismo e Esportes Targino Gondim.
A 39ª Meia Maratona Tiradentes contou com apoio master da Agrovale, EMS Arena e Larco.
Ascom PMJ