Blitz integrada em zona rural de Petrolina resulta em 36 autuações. Prefeitura reforça ações educativas e anuncia ampliação da malha cicloviária.
A segurança viária na zona rural de Petrolina ganhou reforço no último sábado (2), com a realização de mais uma etapa da Operação Integrada. Coordenada pela Autarquia Municipal de Mobilidade (AMMPLA), a ação teve como foco reduzir acidentes, fiscalizar irregularidades no trânsito — especialmente o uso de veículos por menores de idade — e conscientizar condutores sobre a importância da condução responsável.
A blitz foi realizada no distrito de Izacolândia e contou com o apoio da Guarda Civil Municipal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e agentes da Vara da Infância e Juventude. Durante a fiscalização, foram abordados 62 veículos, 27 testes de etilômetro (bafômetro) foram feitos e 14 veículos foram removidos por irregularidades diversas. As ações também incluíram orientações aos condutores sobre o cumprimento das leis de trânsito e a importância da condução responsável.
Segundo o assessor especial da AMMPLA, Paulo Valgueiro, a escolha do local partiu de um mapeamento feito com base em denúncias da população e registros de acidentes.
“A gente já vem mapeando esses locais de maior incidência de acidentes e de reclamações, principalmente por causa do barulho de motocicletas adulteradas”, afirmou.
Valgueiro destacou ainda o aumento no uso de bicicletas com motor a combustão por adolescentes, principalmente à noite e nos fins de semana, o que tem gerado risco para a segurança pública.
“Alguns pais usam essas bicicletas motorizadas para trabalhar, mas tem jovens que se empolgam e começam a fazer barulho, empinar e fazer zerinho. Isso tem chamado a atenção da sociedade. Recebemos inúmeras reclamações pela ouvidoria”, disse.
Durante a entrevista, o assessor reiterou a importância de ações preventivas e educativas, mas lembrou que, quando necessário, a fiscalização é intensificada.
“A gente tem a equipe de educação no trânsito da AMMPLA trabalhando sete dias por semana. Mas também temos a fiscalização, que complementa o trabalho quando a educação não é suficiente.”
Valgueiro ressaltou que menores flagrados conduzindo veículos são retidos no local e seus responsáveis notificados, podendo responder judicialmente com base no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
“O Código de Trânsito diz que só pode se habilitar a partir dos 18 anos. Antes disso, não está apto a dirigir, por mais que diga que sabe. Está colocando a própria vida e a de terceiros em risco. O pai ou responsável pode ser punido com multa que varia de três a vinte salários mínimos, a depender do entendimento do juiz. Se for reincidente, pode pegar a pena máxima”, alertou.
Paralelamente à fiscalização, a AMMPLA também aposta na educação nas escolas, com foco em estudantes do ensino fundamental e médio.
“A autoescola prepara para tirar a CNH, mas não ensina a ser um bom condutor. A gente precisa educar desde a base. Se conseguirmos formar bons condutores desde pequenos, vamos ter uma geração melhor do que a que temos hoje”, defendeu.
Outro tema abordado durante a operação foi a estrutura cicloviária da cidade. A falta de ciclovias em áreas críticas como a BR-407 e a Transnordestina tem preocupado ciclistas. De acordo com Valgueiro, há diálogo com o Governo Federal e o DNIT para garantir a inclusão dessas vias nos projetos de ampliação.
“Petrolina já tem quase 48 km de ciclovias. Entregamos a primeira etapa da Transnordestina duplicada com ciclovia, e estamos em obras da segunda fase, entre o Caceado e o Pedra Linda. Esse novo trecho também terá ciclovia. Mesmo com o calor, o povo de Petrolina anda de bicicleta. O prefeito Simão tem consciência disso e está buscando ampliar a rede de forma segura”, afirmou.
Sobre a Avenida da Integração, Valgueiro confirmou que o trecho entre o GBarbosa e o Monumento da Integração está atualmente sem ciclovia oficial.
“Hoje, a ciclovia da Integração vai da Havan até o GBarbosa. O outro trecho está deficitário, mas já existe projeto para implantação de uma nova ciclofaixa ou ciclovia completa naquela área.”
Ele também comentou sobre o uso irregular de vias duplicadas como estacionamento, especialmente em áreas comerciais que cresceram sem planejamento específico.
“Quando essas avenidas foram duplicadas, eram predominantemente residenciais. Com a valorização e a infraestrutura, viraram corredores comerciais. O problema é que muitos desses comércios não criaram vagas de estacionamento”, explicou.
Valgueiro informou que a fiscalização de estacionamentos irregulares depende da sinalização existente no local.
“Se houver sinalização proibindo o estacionamento, o motorista pode ser autuado. Estamos ajustando isso nos novos empreendimentos da cidade para evitar problemas futuros.”