Com objetivo de prevenir a disseminação do novo coronavírus e H1N1, foram feitas ontem (22), a limpeza e higienização do Mercado do Produtor de Juazeiro. O objetivo é diminuir as chances de contágio do Covid-19 no local de grande circulação de pessoas.
Além disso, no entreposto estão sendo repassadas orientações como higienização dos espaços, a distância mínima de um metro entre os frequentadores, carrinheiros, comerciantes e clientes, dicas de prevenção ao Coronavírus pela rádio do Ceasa, cartazes estão espalhados nos pavilhões pelo entreposto com recomendações de higiene e orientações sobre os sintomas provocados pela infecção. Houve aumento da frequência de limpeza e desinfecção de locais e superfícies de uso intenso como maçanetas, cadeiras e balcões de atendimento; reuniões ou eventos que utilizem a capacidade mais de 30 pessoas estão suspensas, assim como visitas coletivas.
Algumas novas medidas restritivas foram decretadas para ampliar as ações preventivas e a partir do dia 24 de março está determinado o fechamento das feiras livres e do Camelódromo 2 de Julho, assim como a feirinha do Mercado do Produtor de Juazeiro.
A limpeza do entreposto é realizada diariamente, de segunda a sábado (manhã e tarde). Em média são retiradas por dia 19 toneladas de lixo, além da varrição realizada pelos funcionários e também coletam o lixo. Para melhor execução do serviço também é disponibilizado um carro coletor e um poliguindaste que retira os resíduos depositados nos contêineres distribuídos pelo entreposto. A AMA orienta os permissionários que embalem corretamente o resíduo sólido para que a equipe recolha.
A AMA pede ainda a colaboração e parceria dos permissionários nesse momento para que: intensifiquem as práticas de higiene no manuseio dos alimentos e dentro dos próprios estabelecimentos, oferecendo álcool em gel; informem e orientem seus colaboradores quanto às práticas de higiene para a prevenção contra o Coronavírus; respeitem as orientações do Ministério da Saúde quanto às pessoas que fazem parte do grupo de risco; incentivem a venda por telefone para que a ida ao Ceasa seja somente estritamente necessária, pois o momento é de evitar aglomerações.