A formação continuada dos servidores é uma das prioridades da Secretaria de Educação de Juazeiro (Seduc) para a qualificação dos serviços prestados à comunidade. Seguindo o cronograma de formações da Secretaria, neste sábado (15) foi a vez das merendeiras participarem de uma capacitação sobre “Boas Práticas na Manipulação de Alimentos”.
A formação, realizada no auditório da Seduc, foi ministrada pela equipe da empresa Soluções, responsável pela prestação do serviço de alimentação escolar no município, e contou com a participação de mais de 200 merendeiras da sede e do interior de Juazeiro, além da equipe de nutricionistas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) na Secretaria.
Responsável pela condução da atividade, a coordenadora da empresa, Valeria Naiane dos Santos Oliveira, explicou o objetivo da formação. “Nesta capacitação, orientamos as merendeiras sobre o passo a passo de como preparar a merenda escolar, desde a recepção dos alimentos até o momento de servi-los aos alunos. Elas tiveram acesso a procedimentos novos, como as instruções sobre a higienização das mãos e dos alimentos, o seu pré-preparo, preparo e porcionamento”, revelou.
Para Cássia Camila Alves, que é merendeira da Escola Municipal Professora Carmem Costa Santos, a formação ajudou a aprofundar os conhecimentos dela. “Esse curso ajuda muito o nosso trabalho na escola, porque aprendemos sobre a manipulação dos alimentos. Faz sete anos que eu trabalho como merendeira e agora nós tivemos a oportunidade de participar de um curso mais elaborado”, avaliou a servidora.
A nutricionista Ilce Eulália, uma das responsáveis pelo PNAE na Seduc, reforçou a importância da formação continuada para a qualidade da alimentação escolar. “A capacitação é essencial para garantir a segurança alimentar e a qualidade das refeições oferecidas aos estudantes. Aqui, foram abordados temas como controle de temperatura dos alimentos, armazenamento adequado, prevenção de contaminações e a importância do uso de equipamentos de proteção individual (EPIs). Além disso, destacou-se a relevância de uma alimentação saudável e equilibrada para o desenvolvimento dos estudantes”.
—
Ascom Seduc/PMJ