Ao longo dos últimos anos as mulheres têm conquistado e se destacado nos espaços que lhe são seus por direito, a exemplo das que têm a iniciativa de montar o próprio negócio. Em Petrolina, diversas microempreendedoras individuais têm a oportunidade de alavancar seus empreendimentos por meio de aporte da Agência Municipal do Empreendedor (AGE Petrolina), tanto na participação de eventos promovidos pela instituição, quanto pelas linhas de crédito ofertadas.
No terceiro trimestre de 2022 uma marca, até então inédita do empreendedorismo brasileiro, foi atingida: cerca de 10,3 milhões de mulheres são proprietárias de empreendimentos, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) publicada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em Petrolina, a criadora de animais, Eroneide Barbosa da Costa, residente no Rio Jardim, vai ampliar seu negócio de comercialização de caprinos, ovinos e galináceos graças ao financiamento no valor de R$ 12 mil. “Há cinco anos trabalho nesse ramo, também por influência do meu pai que antes já trabalhava com isso. Hoje, moro com ele, que é viúvo, e essa é a renda que sustenta nossa família. Conseguir essa linha de crédito na AGE foi muito importante porque agora vou poder ampliar a criação e assim melhorar, cada vez mais, o meu negócio. Recomendo demais os serviços da agência, e agradeço pelo ótimo atendimento que recebi por lá!”, celebrou Eroneide.
Para o diretor-presidente da AGE Petrolina, Plínio Amorim, é visível o aumento no número de mulheres que empreendem no município, seguindo a tendência do país. “É visível o crescimento do protagonismo feminino tendo em vista que elas têm buscado mais pelo aporte ofertado pela Agência, além de presenciarmos isso no mundo empresarial como um todo. Tanto para a formalização de MEI, quanto para o acesso às linhas de financiamento disponibilizadas, as mulheres em Petrolina estão, de fato, nos privilegiando ao podermos colaborar com o impulsionamento de seus negócios e assim contribuirmos na construção de uma economia cada vez mais forte”, destacou Plínio.
(Jaquelyne Costa/ Ascom Agência Municipal do Empreendedor)