Acionada pela moradores da Rua 51 do São Gonçalo, a equipe de reportagem do Nossa Voz pode verificar in loco as dificuldades vivenciadas pela população. No local, os esgotos ficam constantemente estourados e quando há manutenção, os reparos não duram 24h.
“Ninguém aguenta mais não. É muito mau cheiro, muita lama”, relatou a moradora Raimunda.
Segundo Elsa, que também reside na Rua 51, os transtornos se intensificam no período chuvoso. “Faz muitos anos que isso acontece, a Compesa vem pela manhã, desentope e à tarde as coisas estão do mesmo jeito. Cada dia que chove isso fica pior e quando chove, não sabemos o que é agua da chuva e o que é esgoto. Tem muita criança que brinca aqui e fica pisando nessa agua sebosa e adoecendo. Sem falar no mau cheiro que ninguém suporta”.
Ana relatou ao Nossa Voz que passou a morar no local em agosto do ano passado e já não aguenta mais conviver com o problema. “Posso falar do que aconteceu em agosto em diante, quando estou permanentemente por aqui e tenho percebido que é um problema seríssimo, trata-se de uma questão de saúde pública. Nós vemos as crianças brincando, praticamente dentro do esgoto porque não tem espaço para brincar em outro lugar. A Compesa esteve aqui na quarta-feira, por volta de 12h e à tarde já começou a estourar e está nesta situação. A gente pede, encarecidamente, que tenham um olhar diferente porque, quem gosta de viver dentro do esgoto. E está no meio da rua, na porta das pessoas, nas calçadas, então, a gente cobra das autoridades competentes possam ter esse olhar, percebendo que a gente merece ter uma vida digna”, cobrou a moradora.
Em nota, a Compesa relembrou os motivos que limitaram a manutenção das redes coletoras e reforçou o cronograma de serviços, planejados com reforço do maquinário previsto para esta terça-feira (11).
“Um Plano de Ação está sendo finalizado para definir e garantir as intervenções necessárias para a melhoria da prestação dos serviços de esgoto na cidade. Ja foram remanejados mais dois veículos para reforçar a execução dos trabalhos a partir da terça-feira (11). O prazo é que em dez dias úteis todas as demandas registradas nos canais oficiais da Compesa sejam resolvidas.Com o reforço desses quatros veículos, que se somarão aos dois que continuam fazendo os serviços de desobstrução das redes coletoras de esgoto, a previsão é que, em dez dias úteis, a contar a partir da segunda-feira (10), a Compesa tenha condições de zerar todos os serviços pendentes, solicitados por meio dos canais de atendimento da empresa”.