Ministério da saúde dará incentivo financeiro a município que bater meta de vacinação no país

0
PE - Recife - 02/09/2019 - Local - O horario da vacinacao em oito unidades de saude sera ampliado a partir desta segunda-feira (02). Com o aumento da procura da vacina contra sarampo (triplice viral), duas unidades a cada dia, funcionarao ate as 21hrs. Neste segunda, fomos ao posto de saude Prof. Valdemar de Oliveira, no bairro de Santo Amaro, no Recife. Na foto, a vacina da triplice viral. Foto: Bruna Costa / Esp. DP FOTO
(Foto: Bruna Costa / Esp. DP)

Como forma de incentivar a vacinação de crianças, o Ministério da Saúde vai repassar um recurso adicional aos municípios para que se organizem em campanhas. Será concedido R$ 1 por pessoa, considerando a base populacional já utilizada a outros repasses financeiros na Atenção Primária à Saúde. Para o aporte financeiro, o órgão disponibilizou R$ 206 milhões.

O valor está condicionado ao cumprimento de duas metas. Mensalmente, os gestores deverão informar ao ministério o estoque das vacinas poliomielite, tríplice viral (que protege contra sarampo, rubéola e sarampo) e pentavalente. Além disso, os municípios precisarão atingir pelo menos entre 90% e 95% de cobertura vacinal contra o sarampo em crianças de 1 a 5 anos de idade, com a primeira dose da vacina tríplice viral.

“O repasse será proporcional ao alcance. Se cumprir entre 90% e 95% de cobertura receberá 50% do recurso; no caso de 100% será o valor total”, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. “O Brasil chega a 92% de cobertura vacinal na primeira dose e 80% na segunda. Então, nós temos 20% de crianças que não tomaram a segunda dose da tríplice viral nos últimos cinco anos. A vacina é um direito da criança”, afirma Mandetta.

Durante entrevista coletiva realizada nesta sexta-feira (4), em Brasília, Mandetta pediu aos pais e responsáveis que chequem a carteirinha de vacinação das crianças e levem-nas ao posto de saúde para complementação de dose, se for o caso. (Fonte: Folhapress)