Ministério Público traz projeto “Orelhão Digital” para Cabrobó

0

Promover a inclusão digital, facilitando o acesso da população a serviços ofertados por órgãos como Detran Celpe, Compesa, INSS, Expresso Cidadão, Delegacia de Polícia, redes de saúde municipal e estadual, Receita Federal, além de consultas a processos em andamento no Ministério Público Estadual e no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Esse é o objetivo do Projeto Orelhão Digital do Ministério Público de Pernambuco. Nesta terça-feira (26), Cabrobó passou a ser mais um município contemplado com o programa.

Para marcar a chegada do Orelhão Digital ao município, foi promovida na tarde desta terça, uma solenidade no auditório da Câmara de Vereadores de Cabrobó, onde a estrutura técnica do Orelhão Digital foi instalada.

Participaram do evento, a promotora Fernanda Nóbrega integrante do Núcleo de Articulação Interna do procuradoria-geral de Justiça de Pernambuco que representou o procurador-geral de Justiça, Paulo Augusto de Freitas Oliveira, os promotores de Justiça de Cabrobó, Luiz Marcelo da Fonseca e Jamile Figueiroa Silveira, prefeito Galego de Nanai, o presidente da Câmara de Vereadores de Cabrobó Roni Russo, o ex-vereador e ex-presidente Dim Saraiva, Major Deivid Vieira, representante da 2ªCIPM, os vereadores Tinanan, Cris Beira Rio, Virlane Saraiva, Daniel da Auto Escola e João da Saúde, representantes do TJPE, e Conselheiros Tutelares.

A implantação do projeto Orelhão Digital em Cabrobó, se tornou possível, graças à parceria firmada entre o Poder Legislativo Municipal, presidido pelo Vereador Roni Russo e a Procuradoria-Geral de Justiça de Pernambuco, chefiada pelo procurador Paulo Augusto de Freitas Oliveira.

A promotora Fernanda Nóbrega destacou que projeto de autoria do procurador-geral Paulo Augusto, visa ofertar para os menos favorecidos acesso ao mundo digital e servindo de ponte entre os menos favorecidos e suas necessidades. “O orelhão digital visa levar acessibilidade digital à população que dispõe de recursos para acessar serviços de internet. O nome orelhão remonta ao tempo em que era o orelhão que levava conexão às pessoas. Quem não tinha um telefone ia a um orelhão e fazia sua ligação para tentar resolver seus problemas. O projeto leva a essa população que não tem ou não sabe manusear esses equipamentos o acesso a esses serviços que hoje só se obtém através da rede mundial de computadores” explicou.

Para ter acesso ao Orelhão Digital, basta ir até a Câmara de Vereadores de Cabrobó, onde está instalado uma estrutura multimídia onde qualquer cidadão poderá consultar gratuitamente o serviço desejado com o auxílio de um servidor treinado para facilitar o atendimento. No espaço também foram instaladas câmeras que monitoram todo o atendimento, dando mais segurança a quem precisar acessar o serviço.

O Orelhão Digital de Cabrobó funciona de segunda a sexta das 8 às 13 horas, na Câmara de Vereadores de Cabrobó, localizada na Avenida João Pires Da Silva. 701, Centro.