O ministro da Casa Civil, Rui Costa, anunciou, nesta quinta-feira (18), que “em breve” devem começar as obras de implantação da estação de metrô no Campo Grande, no Centro de Salvador. As informações foram anunciadas em entrevista no Jornal da Manhã, na TV Bahia.
“O presidente [Lula] garantiu para o governador que vai estender o metrô até o Campo Grande. Então, nós já temos, em breve, as obras se iniciando. Hoje o metrô vai até a Lapa e teremos uma nova estação no Campo Grande. Isso vai beneficiar muitos moradores da região”, disse o ministro.
Rui Costa afirmou que a implantação da estação de metrô vai aumentar o uso do transporte e reduzir o tempo de deslocamento das pessoas que pretendem ir para os bairros do Campo Grande, Vitória, Graça, Garcia e Canela.
De acordo com o ministro, as obras serão feitas a partir de investimentos do governo federal, pelo Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Outro projeto que, segundo Rui Costa, deve receber apoio, é o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que teve licitação de implantação publicada em dezembro do ano passado.
Atualmente o sistema metroviário tem extensão total de 38 quilômetros, abrangendo as Linhas 1 e 2, e atendendo aproximadamente 340 mil passageiros por dia. A última estação implantada foi a de Águas Claras, em dezembro de 2023.
Confira outros assuntos abordados pelo ministro:
- Impactos da implantação do Parque Aeroespacial
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa, nesta quinta-feira (18), da assinatura da criação do Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia. O local será instalado na Base Aérea de Salvador — em área cedida pela União ao Senai Cimatec, instituição que ficará responsável pela gestão da unidade.
“É uma parceria que foi dialogada com o governador Jerônimo, para que a gente possa aumentar os investimentos em tecnologia e desenvolvimento industrial. Se você olha os principais países: Alemanha, China e Japão, todos tiveram desenvolvimento vinculado ao investimento em tecnologia”, explicou.
“O presidente Lula está focado nisso, acompanhando e inclusive, subsidiando com volumes bastantes substantivos, com taxas de juros muito baixas para desenvolver tecnologias tanto na área industrial como agrícola”, acrescentou.
Rui Costa contou ainda que parte dos investimentos em defesa será feito na área de pesquisa aeroespacial, inclusive como desenvolvimento de equipamento como drones, usados nos setores da Agricultura e até mesmo na Segurança Pública.
- Avaliação de trabalho na Casa Civil
O ministro da Casa Civil afirmou que o primeiro ano como comandante da pasta foi um “desafio grande” e justificou que encontrou “todos os programas desmontados”.
“Tivemos que remontar 75 programas, colocar portarias, decretos e centenas de reuniões em pé”.
Rui Costa avaliou o trabalho como positivo e citou alguns resultados alcançados pela pasta.
“Se a gente olha o país, a inflação em queda livre, nós temos hoje a maior redução em seis ano do preço de alimentos, o dólar caindo, o juro caindo, o emprego crescendo, mas ainda queremos mais”, disse o ministro.
Fonte: G1 Bahia