O PSB de Pernambuco enfrentará este ano, uma difícil missão: Conciliar o apoio à campanha de reeleição do prefeito de Petrolina, Simão Durando (UB), à permanência do deputado federal e pré-candidato a prefeito da cidade, Lucas Ramos, no partido. A informação foi repassada pelo presidente do diretório estadual da legenda, o deputado estadual, Sileno Guedes, em entrevista exclusiva ao programa Nossa Voz.
Inicialmente, ele detalhou o planejamento feito pelo partido para 2024, após organização da legenda. “Ano que não tem eleição, é um ano em que você aproveita para para fazer seminários, ouvir a nossa militância, rodar o Estado, conversando com as pessoas, ampliar o número de filiados, justamente para quando chegarmos ao ano eleitoral, como é o que estamos agora, possamos ter um cenário desenhado na maioria dos municípios de Pernambuco”.
Segundo Sileno, o partido segue nas articulações finais e deve apresentar um conjunto de candidatos a prefeitos e também a vereadores. Atualmente a legenda conta com 52 prefeitos, eleitos em 2020, incluindo o gestor do Recife, João Campos. “Metade desses prefeitos buscará a reeleição e a outra metade irá apresentar os seus sucessores. É essa discussão que estamos fazendo, inclusive com o nosso arco de alianças. O PSB tem um conjunto de outros partidos que compõem alianças históricas aqui em Pernambuco e vamos também ganhar eleições, se Deus quiser, com os nossos aliados”.
Questionado sobre o posicionamento do partido em Petrolina, Guedes revelou o impasse. “Inegavelmente, o PSB fez um reencontro com o União, com o conjunto político do senador Fernando Bezerra Coelho. Existe a colocação do nome, da pré-candidatura do deputado Lucas Ramos, temos o maior respeito pelo deputado, sabemos da sua importância para o partido ao longo desses anos. Mas o deputado Lucas Ramos é um militante partidário, sabidamente ele tem uma ligação com o partido que vai muito além da sua atuação na sua região eleitoral, muito além de Petrolina. Lucas Ramos, hoje, é um quadro nacional do partido, tem o respeito da bancada federal e o partido é isso. Vamos fazer uma construção que seja a melhor para o conjunto, para todos do partido”.
Numa revelação sobre a ligação da estratégia política aplicada em Petrolina com as demais regiões do estado e até pleitos futuros, o presidente estadual do PSB tendeu a confirmar o apoio a Simão, entretanto, sem querer perder Lucas Ramos para outra legenda. “Por mais importante que seja um município de forma isolada, as decisões partidárias são tomadas a partir do que venha somar mais. E no momento correto nós vamos conversar com o deputado Lucas, com o ex-deputado Gonzaga e vamos chegar a um entendimento sobre qual será a melhor maneira. Se é garantir uma chapinha e reeleição do prefeito Simão e, com isso, nós respeitarmos a posição que o deputado Lucas venha tomar, por conta de uma decisão dessas. Ou seja, é um caminho que a gente vem construindo, sobretudo, ouvindo muito o deputado Lucas, para que essa seja uma decisão em que, mesmo que não seja a que ele deseja, mas seja uma decisão que faça com que o deputado Lucas continue confortável no PSB”.
Sobre as críticas já dispensadas pelo ex-prefeito Miguel Coelho e seu grupo político à legenda, Sileno Guedes zerou as rusgas no passado por apostas futuras. “A gente enxerga um reencontro como esse que aconteceu do prefeito João Campos, com Miguel Coelho, com Antônio, com Fernandinho e o ex-senador Fernando Bezerra Coelho, com uma perspectiva de futuro, não de estar analisando falhas ou visões diferentes do que aconteceu no passado”.