Em entrevista concedida nesta quarta-feira (9) ao programa Nossa Voz, o diretor-presidente da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) de Juazeiro, Mitonho Vargas, detalhou as ações da gestão municipal voltadas para minimizar os impactos da obra da travessia urbana, que deve ser concluída em junho de 2026. Segundo ele, apesar dos transtornos, medidas estão sendo tomadas para garantir a mobilidade e segurança dos condutores e pedestres na cidade.
“Nosso objetivo, enquanto autarquia, assim como também é o objetivo da AMMPLA, é fazer de tudo para colaborar e mitigar as dificuldades que os condutores enfrentam diariamente. Sabemos que sem a atuação da AMTT, os impactos seriam ainda maiores”, afirmou Mitonho.
Durante a entrevista, ele destacou o empenho da autarquia, em conjunto com o DNIT e a empresa responsável pela obra, para dar condições mínimas de trabalho e acelerar o cronograma da obra, atendendo inclusive a uma solicitação do prefeito André junto ao Ministério dos Transportes.
Rampa de acesso a Petrolina permanecerá aberta
Um dos pontos sensíveis da obra — a rampa de acesso a Petrolina, próxima ao Banco do Brasil — foi alvo de atenção especial. Após estudo conjunto com a PRF e a empresa responsável pela obra, a decisão foi de manter o acesso aberto, evitando um colapso no fluxo viário.
“Se essa rampa fosse fechada, teríamos apenas duas vias de subida para Petrolina, o que aumentaria significativamente o transtorno. Conseguimos manter o fluxo funcionando, mesmo com as obras ocorrendo de forma lateral. Isso já é um ganho real para a população”, afirmou.
Campanha educativa e ações de fiscalização
A AMTT também está promovendo o programa “Trânsito Mais Seguro”, que começou com campanhas educativas nas ruas, seguidas por um reforço nas fiscalizações.
“O trânsito é vivo, é construído por todos nós. Não podemos esperar que apenas a punição resolva os problemas. Precisamos de consciência coletiva. Fizemos campanhas recentemente e, agora, iniciamos as notificações para quem insiste em desrespeitar as normas”, disse Mitonho.
Revitalização da sinalização viária
Uma das grandes demandas da população também começou a ser atendida: a revitalização da sinalização de trânsito, tanto vertical quanto horizontal. Segundo Mitonho, o trabalho teve início pela área central e já chegou a bairros como Adolfo Viana e Oscar Ribeiro.
“Recebemos muitos apelos da população sobre a falta de manutenção na sinalização. Agora, estamos atuando firmemente nesse sentido, e o trabalho seguirá até ser finalizado em toda a cidade”, declarou.
Déficit de agentes e foco nas áreas críticas
Apesar do avanço nas ações, Mitonho reconhece que a escassez de pessoal é um entrave. Atualmente, Juazeiro conta com apenas 16 agentes de trânsito para cobrir uma cidade com 250 mil habitantes.
“É um desafio enorme. Divididos em turnos, os agentes se concentram nas áreas com maior retenção de fluxo, principalmente no centro da cidade. Isso afeta tanto Juazeiro quanto Petrolina. Estamos buscando soluções, inclusive com reforço na sinalização para que a fiscalização seja mais eficaz”, explicou.