Depois da polêmica gerada pelo projeto de decreto legislativo que concede título de Cidadão Petrolinense ao presidente da República, Jair Bolsonaro na véspera da visita do presidente a Petrolina-PE, nesta terça-feira (28), o vereador Elias Jardim propôs um novo projeto envolvendo Bolsonaro. Mas diferente da semana passada, uma moção de aplausos aos “bolsonarianos” foi aprovada.
Com 12 votos a favor, quatro contra e duas abstenções, o requerimento foi aprovado para homenagear algumas autoridades políticas e de segurança pela recepção dada ao presidente Bolsonaro na última sexta-feira (24) no município sertanejo. Estão na moção de aplausos: representante dos bolsonarianos em Petrolina, Hugo Pacheco; o prefeito Miguel Coelho; o senador Fernando Bezerra Coelho; o comandante do 5º BPM, Major Marcondes Gonçalves Ferraz e o comandante do 72º BI, Tenente-Coronel Antônio Anísio Oliveira Leite.
Os vereadores Cristina Costa, Gilmar Santos, Gabriel Menezes e Domingos de Cristália votaram contra o projeto. Os oposicionistas Paulo Valgueiro e Elismar Gonçalves preferiram se abster da votação. Os demais parlamentares, todos da bancada da situação, destacaram que o requerimento deveria ser aprovado por homenagear a organização da visita em Petrolina. Os vereadores que votaram contra argumentaram que seria uma homenagem velada ao presidente, já que seria uma obrigação dos órgãos de segurança garantir a segurança do chefe de estado. Além disso, também foi destacado pelos oposicionistas que a inauguração do condomínio particular como residencial para famílias carentes teria sido falta de respeito aos proprietários que financiaram o imóvel.