Moradores dos residencias Vivendas e Monsenhor Bernardino em Petrolina reclamam do trânsito na BR 428 em Petrolina e afirmam que acidentes acontecem com frequência. Eles cobram iluminação, placas de sinalização, redutores de velocidade e melhorias na entrada destes locais.
O presidente da Associação de Moradores do Residencial Vivendas, Rogério de Andrade, participou do Nossa Voz dessa quinta-feira (20) e afirma que vê a dificuldade quando está na rotatória para pegar a rodovia. Contou ainda que o excesso de velocidade no trecho é frequente. “A gente não pode esperar o pior acontecer, para não lamentar perdas”, afirma.
Os moradores reclamam ainda que a entrada para o Residencial Monsenhor Bernardino ficou prejudicada. “Agora tem que ir lá na frente e voltar por uma estrada de chão para entrar no residencial. Ficou um canal de escoamento e sem acesso ao bairro. Colocaram uma vala de escoamento na entrada do bairro e não colocaram manilhas”, reclamou Rogério.
Geiziane Oliveira, liderança comunitária do Residencial Monsenhor Bernardino, afirma que está preocupada com a finalização da obra na BR 428. “Uma obra grandiosa, mobilidade que está trazendo valorização para os nossos residenciais. A gente fica triste em ver que o acesso ao Monsenhor Bernardino, que é um pedido de há tantos anos, não foi realizado. A gente não entende o que aconteceu no meio do projeto, a gente não entende porque o DNIT não teve esse olhar, já que até uma pista de acesso foi feita nos motéis e o Monsenhor continua só terra”.
Nós entramos em contato com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que informou que fará vistoria no local para avaliar a situação e tomar as devidas providências.
Em relação à iluminação, a Prefeitura de Petrolina enviou a seguinte nota:
A Prefeitura de Petrolina esclarece que todos os acessos aos residenciais são iluminados e recebem a devida manutenção. Sobre a iluminação na altura da obra de duplicação da BR-428, a gestão municipal informa ainda que, com antecedência, já foi enviado para aprovação do DNIT um projeto de iluminação de toda extensão da via, desde o Monumento do Centenário até a entrada de acesso ao Vivendas. E assim que, aprovado pelo órgão, o mesmo será licitado.