Moradores da área irrigada protestam contra falta de água em comunidades de Petrolina

0

Na manhã desta quarta-feira (4), moradores das comunidades Vila Nova, N8, N7 e N10, situadas na área irrigada de Petrolina, realizaram um protesto em frente à Prefeitura. Os manifestantes denunciaram a falta de água que, segundo eles, persiste há anos, prejudicando o cotidiano das famílias, especialmente crianças e idosos.

Dilson Ribeiro, morador da comunidade N10, destacou o longo período de espera por uma solução. “Nós estamos aqui com a população do perímetro irrigado, cobrando do nosso prefeito, Simão Durando, que resolva a questão da água da Vila Nova, do N8. Eles estão há 16 anos sem água nem para tomar banho. A prefeitura colocou a encanação lá quatro anos atrás, mas nunca ligou essa água. Hoje, a maioria das crianças carrega água na cabeça. Queremos uma solução e uma reunião com o prefeito. Protocolamos um documento na prefeitura, mas até agora não tivemos retorno.”

Outro morador, José Romildo, reforçou a gravidade da situação. “Olha, são 16 anos sofrendo com a falta de água. Quando a prefeitura foi lá recentemente, prometeram resolver, mas até agora nada. Crianças de 5, 7, 8 anos carregando água, idosos de 70 anos com marca-passo também. É uma vergonha. Não temos água para tomar banho, lavar roupa, cozinhar. Simão, você é o prefeito de Petrolina. Pelo amor de Deus, resolva a nossa situação!”

O presidente da Câmara de Vereadores de Petrolina, Aero Cruz, esteve no local e mediou a situação. “Na verdade, essa solicitação de água vem de muito tempo. O prefeito Simão Durando já encaminhou o secretário Fred Brandão para fazer um levantamento. O vereador Major e outros parlamentares já tinham solicitado melhorias. Hoje, após essa manifestação pacífica, liguei para o prefeito, que atendeu prontamente. Passei o telefone para os líderes e ficou decidido que amanhã haverá uma reunião para discutir uma solução definitiva. A prefeitura já autorizou a Secretaria a elaborar um projeto e o superintendente também se comprometeu a colaborar.”

Aero Cruz destacou a urgência do caso: “A situação é complicada. Tem crianças, mulheres, estudantes e pessoas doentes, inclusive em hemodiálise. É preciso que todos se unam para resolver isso de forma eficaz.”

Após o diálogo com o vereador, os moradores decidiram encerrar o protesto e deixar o pátio da prefeitura. A reunião com o prefeito Simão Durando está prevista para esta quinta-feira (5).