Moradores da Serra da Batateira realizam manifestação por acesso à água encanada em Juazeiro

0

Na manhã desta sexta-feira (31), moradores da Serra da Batateira, em Juazeiro, na região Norte da Bahia, realizaram uma manifestação para cobrar o acesso à água encanada. A concentração ocorreu em frente ao prédio dos Correios, às 7h30, de onde os manifestantes partiram para uma caminhada pelas ruas da cidade.

O movimento, intitulado “SOS Serra da Batateira”, convida a comunidade a se juntar à manifestação que busca garantir o acesso à água. Mais de 3 mil famílias residem na comunidade, que fica próxima ao bairro João Paulo II, a 12 km do rio São Francisco. Atualmente, apenas 60 casas possuem água encanada.

Adilson Herculano, um dos manifestantes, declarou: “Estamos fazendo uma manifestação querendo água. A gestão pública tem que nos apoiar. Queremos água no Serrote da Batateira. Iniciamos em Juazeiro, na ponte, e vamos para o paço municipal para que a prefeita nos escute. Queremos água para o Serrote da Batateira.”

A nossa equipe procurou a Polícia Rodoviária Federal (PRF) para obter mais detalhes, eles a informaram que a interdição na Ponte se deu por 1h, das 8h20 às 9h20.

Também buscamos contato com a gestão municipal para verificar se há previsão de alguma solução para o problema de abastecimento de água na comunidade, por meio de nota informou que, o SAAE esclarece que está constantemente em contato com os representantes da Serra da Batateira, inclusive com reuniões entre a prefeita Suzana Ramos, representantes do SAAE e a da Associação de Moradores, e reitera que, para atender à reivindicação, é necessária a construção de uma estação de tratamento para atender a localidade, além de toda a extensão de rede necessária. Um estudo de viabilidade já foi feito e o investimento gira em torno de R$ 51 milhões. O abastecimento da localidade é realizado, atualmente, através de carro-pipa, para que a comunidade não fique desassistida e possa ter acesso à água. O SAAE se coloca à disposição para quaisquer esclarecimentos.