Moradores da Vila Débora reclamam da falta de faixa de pedestres na BR 428

0

Moradores do bairro Vila Débora, em Petrolina,  reclamam da falta da  faixa de pedestre e redutores de velocidade na BR 428. Segundo eles, a falta da faixa coloca em risco a vida de quem precisa fazer a travessia da via e pedem providências ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). 

“Aqui já aconteceu vários atropelamentos, já houve morte na BR e a gente não vê a atitude do DNIT. Eu fui uma das que eu fui atropelada. Aqui nós não temos faixa de pedestres. Existem duas canaletas uma do lado, outra do outro que você não consegue atravessar. A padaria que nós usamos é do Loteamento Recife. Ontem mesmo, eu vim na padaria, saí com medo, fiquei 20 minutos esperando para poder atravessar. Os motorista que vem aumenta a velocidade, eles andam numa velocidade terrível”, destacou uma moradora. 

Segundo os moradores uma simples ida a padaria pode ser um transtorno, já que precisam passar pela via. Porém, não é apenas isso. Os alunos que vão para a escola passam pelo mesmo local, correndo o risco de ser vítima de um acidente. Até mesmo quem vai se locomover para ir ao posto de saúde pela via. Por isso, cobram dos poderes uma intervenção no local. 

“Eu acho que nossos parlamentares, nossos administradores de Petrolina também precisam nos ajudar na cobrança do DNIT. Não existe condição da gente viver perigosamente e eu acho inadmissível, inclusive atravessa criança nessa BR. Não pelo menos uma faixa próximo ao local. Qual a possibilidade de você atravessar com segurança?!. Eu faço um apelo aqui ao prefeito, aos deputados, aos vereadores venham venham até Vila Débora, briguem por nós, nos ajudem a termos dignidade”, concluiu uma pedestre. 

Além disso,  a falta de faixa de pedestre e redutores de velocidade dificulta a passagem de quem tem mobilidade reduzida, como no caso de idosos e pessoas com algum tipo de deficiência. “Eu tenho medo de passar, tem que ter uma faixa. Eu já não tenho muita segurança. Imagina sem faixa?!”, desabafou uma comunitária do Vila Débora, que precisava atravessar para ir na padaria que fica no bairro do Loteamento Recife. 

A nossa produção solicitou nota ao DNIT que informou ” que fará visita ao ponto em questão da BR-428/PE, no bairro Vila Débora e Loteamento Recife, em Petrolina, para realizar levantamento com o objetivo de verificar a necessidade e a viabilidade da implantação de redutor de velocidade, no trecho em questão, ou a adoção de outras medidas que reforcem a segurança viária do local. Informamos que o local conta com faixas de pedestres nas imediações”.