O Nossa Voz desta segunda-feira (28), recebeu representantes do Assentamento Luiz Inácio de Petrolina-PE. Eles denunciaram que os moradores estão sendo ameaçados por supostos proprietários dos terrenos. De acordo com o líder do assentamento, João Batista, já apareceram pessoas armadas exigindo a retirada dos moradores.
“Apareceu gente dizendo que vai derrubar os barracos. (…) Pessoas bem vestidas ameaçando os moradores. Dizendo que de hoje para amanhã vão passar o trator. (…) Eu já fui ameçado. Pessoas dizendo que vão tocar fogo em mim, atirar em mim. (..) Se a área é do município, cadê a Guarda Municipal pra fiscalizar?”, reclamou João Batista.
De acordo com o grupo, a área é de interesse social e foi desapropriada pela Prefeitura de Petrolina na gestão do ex-prefeito, Fernando Bezerra Coelho. Munidos de documentos, os moradores pedem providências. “A gente pede a ajuda da prefeitura. Já fomos no Ministério Público. Se for preciso vamos até Brasília”, garantiu o representante dos assentados.
De acordo com a moradora Elis Regina, no local moram cerca de 80 famílias em situação de vulnerabilidade social. “São pessoas que não tem pra onde ir. Crianças, adolescentes, jovens, idosos. Estamos assentados lá há oito anos”, informou.
Sobre a situação do assentamento Luiz Inácio, a assessoria de comunicação da prefeitura afirmou que o município já tem conhecimento do caso. E que vai analisar quais moradores podem se enquadrar em programas sociais. Além disso, a gestão destacou que, mesmo que a área seja de interesse social, ninguém pode ocupar sem autorização do município.