Moradores de Riacho Pontal realizam manifestação por água na barragem da Lagoa da Pedra, em Petrolina

0

Desde ontem (9), moradores da comunidade de Riacho Pontal, em Petrolina, estão realizando uma manifestação próximo ao canal secundário do Pontal Norte. Cerca de 100 famílias estão acampadas no local e afirmam que vão permanecer por lá até que a água chegue na barragem da Lagoa da Pedra.

Reginaldo, líder comunitário do local, destaca que mais de 100 famílias estão acampadas na comporta do canal secundário do Pontal Norte em um movimento de vigília pela água. Os agricultores estão determinados a permanecer no local até que a água alcance a barragem da Lagoa da Pedra.

É importante ressaltar que o movimento tem se mantido pacífico. Ao chegarem às 05:50h desta segunda-feira, 09, os manifestantes encontraram a comporta aberta. Devido aos prejuízos em suas produções e à ameaça de perda das plantações, os agricultores familiares estão em vigília e só concordarão com o fechamento da comporta pela CODEVASF quando a água efetivamente atingir o local designado. Esse processo pode levar até 30 dias, e a subsistência de 452 famílias depende diretamente desse recurso hídrico.

Em nota, a CODEVASF informou sobre a situação e está acompanhando de perto os acontecimentos.