A situação em que se encontra o cemitério Campo da Paz, localizado no bairro Henrique Leite, em Petrolina, está incomodando os moradores. Falta de conservação, segurança e abandono são as principais reclamações dos populares.
Segundo denúncia ao Nossa Voz, o cemitério está completamente tomado pelo mato impedindo, inclusive, a passagem das pessoas. Outra questão abordada foi a falta de segurança no local. Vários roubos estariam acontecendo, além da violação de túmulos.
O marmorista Deilton Pereira dos Santos, que também atua no local, relata que muitos dos seus objetos de trabalho foram furtados, além dos adornos nos mausoléus. “O cemitério não temos vigia e nenhuma segurança nenhuma, principalmente a noite. Depois das 18h não tem ninguém tomando conta”, aponta.
O líder comunitário José Luiz dos Santos afirma que essa é uma demanda antiga e cobra solução dos poderes públicos. “São três portões, nenhum com cadeado, segurança zero. Aqui merece uma vigilância, pois sem ela fica muito fácil acontecer os roubos. Solicitamos a prefeitura, os vereadores, que olhem com atenção para o cemitério”, relata. O comunitário contou ainda que a população está se mobilizando para custear a permanência de vigilância noturna no local.
Durante a permanência da equipe do Nossa Voz no local, uma equipe de limpeza estava fazendo a manutenção. (Texto: Nossa Voz/ Iara Bispo)