Moradores denunciam vazamento em rede de esgoto e aparecimento de animais peçonhentos no bairro São Joaquim em Petrolina

0

O atual período chuvoso em Petrolina (PE), estimula o advento de problemas que a população bem conhece: ruas alagadas, esgotos estourados e, por consequências do clima quente, aparição de animais peçonhentos. Os moradores do bairro São Joaquim, entraram em contato com o Programa Nossa Voz para relatar estas dificuldades. 

Samuel, morador da rua 16, contou que já acionou a Compesa diversas vezes e nada foi resolvido. “Nossa situação está triste, é boca de lobo estourada, a rede principal toda entupida e  a situação da gente não é fácil. Estamos morando dentro da lama e fazendo de tudo pra essa água entrar dentro de casa. A Compesa não faz nada, veio  aqui três vezes, só promete que vai fazer as coisas e não faz”, desabafou Samuel e contou ainda que a sujeira da rede de esgoto passa para o ralo do banheiro. 

Outro questionamento do popular é sobre os buracos intensos e aparecimento de animais peçonhentos  no bairro.  “Eu moro aqui há 10 anos, nunca que uma máquina da prefeitura entrou aqui para fazer um benefício. Quem tapa a buraqueira aqui somos nós, quando pode. Sem contar na perseguição de muriçocas, caranguejos, cobra, escorpião, tudo entrando para dentro de casa” contou. 

O líder comunitário, Emídio disse ao Programa que existe um poço de visitas aberto e que vem causando transtornos para a população. “Eu já fui várias vezes na secretaria, para tapar aquele PV, que uma criança já caiu dentro. Até agora nada e já foram feitas várias cobranças, eu mesmo já adoeci por conta de um mosquito que me picou”, disse Emídio. 

Outra crítica feita pelo líder comunitário foi pela precarização do Posto de Saúde do bairro que, segundo ele, está sem médico e sobrecarga de trabalho. “No Posto de saúde, os médicos entraram de férias e não ficou um médico. Agora está tendo a vacinação e só tem uma enfermeira para fazer a triagem, aplicar a vacinação e com as filas grandes. Ela está sozinha, sobrecarregada, correndo risco de cometer um erro de um trabalho que está muito grande para ela, e quem vai ser prejudicado? A comunidade”, desabafou ele.