Petrolina: Moradores do bairro Cosme e Damião reclamam do esgoto da Avenida Santa Moxotó, Compesa responde

0

A falta de manutenção da Avenida Santa Moxotó, do bairro Cosme e Damião, em Petrolina, tem causado grande desconforto aos moradores da região. Com uma lagoa de esgoto aberto, a situação tem gerado tristeza e insatisfação entre a população local. A rua Santa Moxotó, que também serve como corredor de ônibus, apresenta vários problemas de calçamento e sistema de esgoto, resultando em inúmeras reclamações dos moradores. Davi Mendonça, foi ao bairro, nesta sexta-feira (21), ver a situação do local. 

Evaldo Francisco, um dos moradores afetados pela situação, expressou sua insatisfação com a falta de ação para resolver o problema. Segundo ele, a rua sofre há anos com essas questões, e diversos esforços já foram feitos pela população para chamar a atenção das autoridades competentes. Mais de 50 protocolos foram enviados à Compesa, empresa responsável pelo saneamento básico na região, solicitando uma solução para os esgotos estourados e a consequente invasão das ruas.

“Há anos que nós estamos sofrendo com essa situação essa rua aqui, é a rua tem esse problema aqui tanto de calçamento como de esgoto e a gente não sabe mais aqui no recorrer mesmo, porque já foi feito abaixo assinado, já foi cobrado, já foi feito vários protocolos. Nós temos mais de 50 protocolos já na Compesa. Pedindo uma solução porque os esgotos estouram e vem toda por meio da rua. E aí é muriçoca, tava prejudicando todos os moradores”, ressaltou.

Além do incômodo causado pelo mau cheiro e pelas muriçocas, a situação tem afetado a mobilidade da região. O transporte público foi desviado para outras ruas, danificando ainda mais a infraestrutura local. Não passa mais transporte aqui, né? Porque não tem como passar mais nem transporte o ônibus que passava aqui foi para outra rua. Inclusive o ônibus tá na outra rua já também danificada, danificou o asfalto da outra rua que foi feita recentemente”, afirmou o comunitário. 

Os moradores do bairro Cosme Damião pedem uma intervenção urgente, tendo em vista que a avenida é uma importante via de acesso para escolas, igrejas, centros de saúde e quadras esportivas. “Estamos pedindo para que venha resolver porque aqui é uma passagem de pedestre que vai para escola, que vai para creche, que vai pra igreja, as igreja que vai para o centro de saúde, que vai para uma quadra esportiva.  É uma via que tem muito de muito fluxo, isso vem acontecendo há mais de cinco anos nessa aí agora é a Compesa”, pontuou o morador.

A falta de ação das autoridades é um grande ponto de preocupação para os moradores. A Compesa, responsável pelo saneamento básico, tem visitado o local após as reclamações, mas os problemas persistem mesmo após sua intervenção. Alega-se que a rede geral de esgoto precisa ser reformulada, inclusive com mudanças na tubulação das calçadas. Os moradores reforçam a importância de uma mudança urgente e acreditam que a situação é vergonhosa para a cidade de Petrolina.

Outro morador, Fausto, reforça a insatisfação com a falta de soluções para o problema. Ele questiona o prefeito e os vereadores de Petrolina, pedindo para que eles reflitam sobre como seria assustador enfrentar as mesmas condições em frente às suas casas. Ressalta-se que a população paga 50% pelo saneamento básico e espera uma melhoria significativa em suas condições de vida. Apesar da Compesa ser responsabilidade do Governo do Estado, os moradores esperam uma atuação mais efetiva do prefeito e dos vereadores para solucionar a situação.

“Tem muitos anos que a gente vem sofrendo com isso é esgoto?! É muriçoca, é tanta coisa aqui e reclama de um reclama, de outro e ninguém resolveu agora eu gostaria de perguntar ao prefeito e aos vereadores, da cidade de Petrolina. E é na rua dele, que se torna assim cheia de mato cheio de muriçoca cheia de lixo cheio de esgoto, né? Eu gostaria de perguntar a eles se na rua dele se na frente da casa dele se torna assustador nessa situação porque a gente paga 50% de saneamento básico para viver numa situação dessa. É a Compesa de administração do estado do Governo do Estado, mas o prefeito manda na cidade, por que que o prefeito aceita fazer a compensa fazer isso”, reforçou Fausto. 

Josiane Maria, que passa frequentemente pela região, também se sente incomodada com a situação. Ela presencia o esgoto a céu aberto e outros problemas relacionados ao sistema de saneamento estourado nas ruas. É evidente que a situação é complicada e requer uma intervenção urgente.

A nossa produção pediu uma nota a Compesa para saber se há previsão de fazer alguma manutenção no local. Até o momento nenhuma resposta.

Veja na íntegra a nota da Compesa:

“A Compesa informa que uma equipe já esteve no bairro Cosme Damião e fez o diagnóstico do esgotamento sanitário da localidade. Os serviços emergenciais de desobstrução já estão sendo realizados por equipes da Compesa, que começaram os trabalhos na manhã de hoje.

A Compesa informa ainda que será preciso trocar a rede coletora em alguns pontos devido, principalmente, ao mau uso do sistema com entupimentos recorrentes provocados pelo acúmulo de gordura e lixo, além da retirada de tampas dos poços de visitas ou até mesmo o fechamento de alguns deles com concreto, o que dificulta a realização de manutenções pela Compesa.

A Companhia reforça também que o bairro será contemplado com uma ação macro, que vai incluir outras áreas de Petrolina, a fim de recuperar sistemas de esgotamento sanitário que estão obsoletos e saturados devido ao crescimento populacional da cidade. Essa ação está sendo estudada pelos técnicos e, em breve, será executada”.