Os moradores do bairro Mandacaru, em Petrolina, realizaram um protesto na manhã desta terça-feira (19) para denunciar as condições precárias da Avenida Nossa Senhora Auxiliadora. Pneus foram queimados e a via foi interditada em busca de chamar atenção das autoridades para o problema que há anos afeta a comunidade.
O repórter Marco Aurélio esteve no local e ouviu os relatos dos moradores. Segundo eles, a situação é insustentável devido ao acúmulo de lama, águas contaminadas e a falta de infraestrutura adequada, o que vem prejudicando a saúde e a segurança dos residentes.
Seu Domingos, morador da área, descreveu a dificuldade enfrentada pela comunidade. “Aqui é muito sério, é complicado demais. Dentro de dois anos, já arrumaram isso duas vezes e continua esse caos aqui. Ninguém toma providência. A gente tá sofrendo, pisando na lama. Quando sai de casa, a roupa já está suja, a moto suja, o carro sobe com pneu cheio de lama. A doença tá rolando a céu aberto. Quem tem criança sofre com problemas de saúde, e ninguém faz nada. O secretário não aparece para dar satisfação, e a gente tá aqui sofrendo. Hoje, tivemos que botar fogo nos pneus para chamar atenção. Graças a Deus, já teve quem veio aqui uma vez, mas esperamos que agora resolvam mesmo. A avenida tá interditada para ver se alguém toma providência, porque a gente não aguenta mais”, desabafou.
A moradora Dona Ilma relatou os impactos na saúde de sua família. “Estamos sofrendo muito com essa situação. Temos crianças e essa lama aqui está causando muitas doenças. Na minha casa, as crianças estão com febre, feridas na boca e garganta inflamada. Não posso nem sair de casa. É um transtorno nas calçadas, porque não dá para andar sem risco de ser atropelado por motos ou bicicletas. A saúde pública está abandonada aqui. Hoje interditamos para ver se solucionam o problema, porque a gente já não aguenta mais tanto descaso.”
Outro morador, que trabalha em uma construção próxima, também expressou preocupação com a segurança na via. “Eu vejo o movimento aqui todos os dias. É muito perigoso, especialmente para as crianças. Já vi crianças quase sendo atropeladas saindo de casa para ir à escola. Acho que esse protesto é válido, porque talvez assim alguém olhe para nossa situação e tome alguma providência.”
Os moradores ainda fizeram um apelo direto ao secretário Alisson Oliveira. “Rapaz, toma uma providência com a gente! Estamos sofrendo. A gente sabe que você é uma pessoa humana, faz um esforço, vem aqui, dá uma olhada, traz sua equipe para resolver. Pode até ser que um simples esforço resolva e melhore a situação. A situação aqui tá precária, é triste demais.”
Procuramos a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) para obter informações sobre as medidas que serão tomadas em relação à situação da Avenida Nossa Senhora Auxiliadora, que por meio de nota informou “A Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) lamenta os transtornos que a população do bairro Parque Mandacaru vem enfrentando por conta da falta de saneamento básico. A gestão municipal segue cobrando da Compesa mais celeridade e compromisso com a população. Sobre a recuperação dos pavimentos danificados, a gestão municipal esclarece que cabe a Compesa, empresa responsável pelos serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto no município, solucionar o extravasamento de esgoto. A partir do escoamento do esgoto, a prefeitura irá solucionar o problema com o pavimento danificado”.